Kit básico de trilhas: Passo a passo para você começar

Resumo: comece a fazer trilhas, você só precisa de poucos equipamentos e iniciativa! E ganhe como recompensa: mais saúde, bem-estar e muitas aventuras para contar.

Vários equipamentos podem ser aproveitados pois a maioria das pessoas já tem em casa. Conheça os 3 pilares básicos de equipamentos e monte o seu kit de trilhas: vestuário, alimentação e segurança/cuidados gerais.

1. VESTUÁRIO: é importante conhecer um pouco sobre o clima da região da trilha para escolher o vestuário com mais conforto. Pesquise sobre a temperatura, umidade e o tipo de terreno. Lembrando que como esta atividade é ao ar livre, essas variáveis podem mudar e portanto vale a pena estar preparado.

mochila kit basico de trilhas

  • Mochila: também precisa ser confortável e com tamanho certo para carregar os equipamentos necessários.
  • Camiseta: dê preferência para as camisetas de tecido sintético. Há várias para a prática de esportes que secam mais rápido e retém menos suor.
  • Blusa: indicada para proteção contra o frio. Prefira uma blusa que seja mais leve e com menor volume para não pesar na mochila. Se o local for frio, há tecidos técnicos e próprios para a prática de esportes.
  • Casaco corta-venta e/ou impermeável: indicado para proteção contra vento ou chuva. Existem vários tipos no mercado desde capas de chuva simples, casacos corta-vento mas que não são impermeáveis e os casacos específicos para trilhas que são as anoraks que protegem contra vento, chuva e ainda podem ter um tecido respirável para o suor.
  • Calça: usar calça é ideal principalmente nas trilhas com mata fechada pois evita arranhões e picadas. A calça deve ser confortável permitindo o movimento e de preferência também de tecido sintético para ter uma secagem mais rápida.

Vestuário em kit básico de trilhas

  • Calçado: há vários tipos de calçados (botas, tênis, papetes) com especificações variadas (canos, solados, materiais etc), mas numa trilha o conforto e a segurança são essenciais. O calçado ideal para trilhas é a bota com cano mais alto pois protege o tornozelo em terrenos irregulares. Veja se o solado é aderente e se o modelo e peso são confortáveis. E não deixe para testar o calçado na trilha! Teste antes: vá ao shopping, leve o cachorro para passear ou caminhe com ele dentro de casa rs. Ninguém quer ficar traumatizado por causa de um calçado ruim na sua primeira experiência de trilha né?
  • Boné ou chapéu: para proteger a cabeça e os olhos do sol.

2. ALIMENTAÇÃO: deve ser planejada e definida conforme a duração estimada da trilha.

Alimentação em kit básico para trilhas

  • Cantil: pode ser uma garrafa de plástico, um squeeze ou as bolsas de hidratação que são mais técnicas, o importante é manter-se hidratado durante a caminhada!
  • Comida: alimentos com carboidrato e proteína para gerar energia e força para os músculos. Tenha em mente as principais refeições e os lanches intermediários durante a trilha. Cuidado para escolher alimentos que não estraguem fora de refrigeração.

3. SEGURANÇA/CUIDADOS GERAIS: por fim, existem alguns cuidados simples que garantem o conforto e a segurança dos trilheiros.

Kit de primeiros socorros em trilhas

  • Kit de primeiros socorros: leve os medicamentos de uso contínuo e que tratem dores em geral (cabeça, febre, alergia, muscular e mal estar) que você já esteja acostumado. É importante levar também curativos para pequenos acidentes como cortes e arranhões. Veja um resumo de como montar o seu kit de primeiros socorros aqui.
  • Higiene pessoal: papel higiênico e/ou lenços úmidos.
  • Protetor solar e Repelente: fundamentais em qualquer trilha.
  • Saco de lixo: o trilheiro deve ter responsabilidade e preservar o meio ambiente causando o mínimo impacto possível. Carregue TODO o seu lixo de volta numa trilha.
  • Lanterna: pode escurecer e você ainda estar na trilha. Nesta situação, você terá iluminação para guiá-lo.
  • Canivete ou Ferramenta multiuso: há diversas ferramentas robustas, resistentes e leves. Os itens mais úteis são o alicate e a lâmina que juntos com a criatividade podem ajudar a resolver vários problemas numa trilha.
  • Há outros 5 itens super simples mas essenciais para a segurança que não podem faltar no seu kit de equipamentos. Confira essa dica aqui.

Comece a fazer trilhas: kit básico para começar

Para começar a praticar esse esporte, recomendamos fazer trilhas curtas com 1 dia de duração e sem pernoite. Desta forma você aprende aos poucos qual o seu ritmo de caminhada, como o seu organismo lida com a experiência e avalia melhor também os equipamentos que você carrega.

E com a prática, seu organismo e seus objetivos vão evoluir.

Agora você só precisa tomar a iniciativa e começar!

Boas trilhas!

Lu | Trilheiros.net

Blog para quem ama aventuras explorando novos lugares, curtindo a natureza e aproveitando a vida

10 comentários em “Kit básico de trilhas: Passo a passo para você começar

Deixe uma resposta