Enduro a pé: trekking, desafio e competição

Resumo: está aberta a temporada de enduro a pé 2015 para você que gosta de trekking, aventura e competição.

O enduro a pé é como um rally de regularidade percorrendo trilhas e superando obstáculos naturais. É uma atividade divertida, segura e com custo relativamente baixo se comparado com outros esportes de aventura.

trekking enduro a peO que é: o enduro a pé ou trekking de regularidade é um esporte que tem como percurso trilhas com direções, tempo e velocidade pré-determinados. Ganha quem realizar o percurso com mais exatidão no tempo exigido em todos os pontos de controle, ou seja, não é o mais rápido e sim o mais preciso.

Como funciona: o esporte é praticado em equipe que pode variar conforme a competição (geralmente de 2 a 6 pessoas). E cada um possui um papel no trekking:

  • Navegação: interpretação, localização e condução do grupo de acordo com as orientações disponibilizadas na planilha feita pela organização. Em alguns trechos, é necessário o uso de bússola para identificar o percurso correto.

bussola trekking

  • Contagem de passos: identificação das distâncias percorridas através da quantidade de passos e controle da velocidade média. É possível ter como apoio uma calculadora, contador de passos ou até mesmo gravar na memória. É fundamental para sinalizar as distâncias dos trechos para o navegador.
  • Calculista: cronometragem do tempo verificando se a equipe está adiantada ou atrasada e ajuste da velocidade para cumprir cada trecho
  • Chipeiro: carrega o chip para registrar os pontos de controle de tempo e ponto de controle virtual no qual calcula a distância média do percurso.

Quem pode: o trekking de regularidade é muito acessível pois pode ser realizado entre amigos e familiares. Além disso, não exige muito preparo físico, não requer prática e nem equipamentos caros.

Como começar: há várias empresas que organizam as competições do trekking de regularidade. A seguir incluiremos algumas sugestões.

  • Northbrasil campeonatos no interior de SP com vários níveis de dificuldade, incluindo iniciantes. Já participamos dessa competição e vale a pena pois são bem organizados e tem uma infraestrutura muito boa.
  • Portal do Enduro a Pé campeonatos paulista e brasileiro.
  • Trilha carioca campeonatos no RJ.
  • Minas Trekking campeonatos em MG.

Agora é só preparar o seu espírito de equipe, sua estratégia de vitória e partir para essa aventura!

Lu | Trilheiros.net

Blog para quem ama aventuras explorando novos lugares, curtindo a natureza e aproveitando a vida

Deixe uma resposta