5 itens simples que podem salvar uma vida na trilha

Resumo: listamos 5 itens simples mas essenciais para quem faz trilhas que podem até salvar uma vida. Confira quais são e inclua sem falta no seu kit de equipamentos!

São itens simples mas que fazem a diferença numa emergência. Esperamos que não seja necessário utiliza-los mas é sempre bom estar preparado para estas situações que podem acontecer com a gente ou com outros trilheiros que encontramos pelo caminho.

Vamos explicar quais são e como podem ajudá-lo.

1. Apito

Apito - Itens essenciais na trilhaO apito tem como principal objetivo sinalizar a sua localização em caso de acidentes ou se estiver perdido numa trilha. Em ambos os casos pode ser que você não tenha forças para gritar ou uma hora poderá perder a voz, então o apito poupará suas energias.

Nestas situações, toque o apito três vezes, dê uma pausa e apite novamente três vezes.

Se estiver perdido, pode marcar sua localização de forma visível também. Num platô de montanha, faça três pilhas de folhas escuras ou galhos em forma de triângulo. Em terreno arenoso, faça um grande triângulo na areia. Se tiver um espelho brilhante, pode refletir a luz três vezes. Três é um sinal universal de perigoso e emergência.

2. Manta Isotérmica

Manta térmicaUma manta isotérmica pode ser usada para bloquear o vento e a água, pode ser enrolada numa pessoa para prevenir ou combater a hipotermia ou simplesmente colocada nas suas costas para refletir o calor da fogueira e aquecê-lo.

Escolha uma manta que seja leve, fina e de um material bem refletivo e resistente.

Confira também o tamanho da manta isotérmica, se for pequena demais a manta não realizará a sua função por completo.

3. Fósforos ou isqueiro

Isqueiro - Itens essenciais numa trilhaTanto os fósforos quanto o isqueiro precisam ser protegidos contra água podendo ser carregados num saco plástico vedado por exemplo.

São úteis para fazer uma fogueira e aquecer contra o frio ou gerar um conforto e segurança se estiver perdido. Faça uma fogueira de bom tamanho com combustível o suficiente para aquecer por longas horas e certifique-se que há bastante madeira seca. Acenda a fogueira antes de anoitecer mesmo que o tempo esteja quente pois é mais fácil acende-la em boas condições com a luz do sol. Não faça a fogueira em áreas sem segurança, a fogueira deve ficar bem afastada de árvores e arbustos inflamáveis e de preferência numa clareira.

4. Bússola

Bússola - Itens essenciais numa trilhaAntes de tudo, você precisa aprender a utilizar uma bússola senão será inútil carregar uma.Aprenda a utiliza-la antes de sair de casa. Neste link há alguma dicas que poderão ajudá-lo.

Procure levar sempre um mapa da região que você realizará a trilha. Quando precisar localizar-se, você poderá observar os relevos de maior altitude ou alguma referência no mapa para triangular sua posição e descobrir a direção correta que precisa seguir.

5. Meio de comunicação (com bateria carregada!)

icon_celularLeve sempre um celular com bateria carregada ou um rádio transmissor portátil pois são a forma mais rápida de conseguir um resgate. Um sinal de celular pode ser obtido em áreas abertas como uma colina ou árvore.

Nós dos Trilheiros já precisamos solicitar um resgate para uma pessoa que se machucou fraturando o tornozelo numa montanha. Quase não conseguimos pelo sinal fraco do celular e pelo horário pois estava anoitecendo e não seria possível a chegada dos bombeiros. Já estávamos inclusive nos preparando para manter a pessoa acidentada aquecida e protegida. naquela noite.

Por sorte, conseguimos fazer uma ligação e o resgate chegou! Hoje a pessoa acidentada se recuperou e já está até correndo! 🙂

Então trilheiros, vamos colocar esses equipamentos nas nossas mochilas de trilha. Todos esses itens são de fácil acesso, leves e como já explicamos: extremamente úteis!

Lu | Trilheiros.net

Blog para quem ama aventuras explorando novos lugares, curtindo a natureza e aproveitando a vida

Um comentário em “5 itens simples que podem salvar uma vida na trilha

Deixe uma resposta