Trilhas pela antiga vila inglesa de Paranapiacaba – SP, Brasil

Resumo: conheça Paranapiacaba, cujo nome significa “lugar de onde se vê o mar”,  símbolo da cultura e presença inglesa que abriga diversas trilhas e mirantes no alto da Serra do mar.

  • Local: município de Santo André, São Paulo – Brasil (cerca de 50 km da capital paulista).
  • Duração: há diversas trilhas com duração a partir de 30 minutos.
Paranapiacaba e Big Ben
Réplica do relógio londrino Big Ben em Paranapiacaba – Santo André, São Paulo
  • Características: a vila foi centro operacional e residência de funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway que operava a estrada de ferro transportando cargas e pessoas do interior paulista até Santos e vice versa em meados de 1870. O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba possui diversas trilhas pela área de mata atlântica ligadas a sua história. As trilhas são tranquilas e vira e mexe acompanhadas pela característica neblina inglesa. O acesso às trilhas só é permitido com a condução de guias cadastrados.
  • Itens essenciais: blusa de preferência impermeável (ou capa de chuva) pois a precipitação é uma das mais altas da região metropolitana de São Paulo, água potável, lanches e seu kit de trilhas (confira aqui os itens básicos).
  • Data: Agosto/2013

Nosso principal objetivo era realizar a Trilha do Mirante em Paranapiacaba, mas como a neblina estava muito forte não poderíamos aproveitar o melhor dessa trilha que é a vista para o mar.

Então nosso guia sugeriu outras três trilhas que fizemos no mesmo dia: a Trilha da Cachoeira da Água Fria, a Trilha para Taquarussu e a Trilha da Pontinha.

TRILHA DA ÁGUA FRIA

Paranapiacaba - Nosso guia canino
Trilha para cachoeira da Água Fria com nosso guia canino em Paranapiacaba – Santo André, São Paulo

Pegamos uma saída da estrada do Taquarussu e percorremos um dos trechos mais preservados do parque. O nível da caminhada é leve e a trilha tem duração estimada de 30 minutos. A mata é fechada e além do nosso guia humano também fomos conduzidos por um cachorrinho vira-lata que nos acompanhou deste o centro histórico da cidade.

O ponto final é a cachoeira da Água Fria. Na época da nossa visita, estava muito frio (dá para ver pelas nossas roupas rs) então ninguém teve coragem de experimentar um banho de cachoeira, só molhamos as mãos mesmo! 🙂

TRILHA PARA TAQUARUSSU

Paranapiacaba - Lago Taquarussu
Lago Taquarussú

Seguindo pela estrada do Taquarussu, são aproximadamente 5km de caminhada por uma estrada de terra bem esburacada onde encontramos vários trilheiros de moto também se divertindo.

Lá encontramos o lindo e sereno lago Taquarussu. A comunidade pacata de Taquarussu é composta apenas por algumas casas e uma igreja.

Aproveitamos para fazer uma parada para o almoço com os lanchinhos que levamos.

TRILHA DA PONTINHA

Paranapiacaba - Trilha da Pontinha
Trilha da Pontinha em Paranapiacaba – Santo André, São Paulo

Na volta, passamos pelo antigo sistema de abastecimento de água da região e das máquinas do sistema funicular onde ainda é possível ver estampadas algumas iniciais SPR em referência à São Paulo Railway Co.

No verão nosso guia comentou que pode-se nadar nas piscinas naturais existentes ao longo do rio. Mas como estávamos no inverno, nós só aproveitamos para sentar por lá e relaxar.

Paranapiacaba tem outras trilhas também e a travessia até Cubatão pela estrada de ferro. Mas além das trilhas, a cidade é bem charmosa e vale a pena conhecer!

E para os fotógrafos de plantão, há diversos cenários incomuns para fotografar por lá como o trem maria fumaça, as casas de construções antigas e trens desativados.

Dicas:

  • Quando ir: Paranapiacaba é um destino para se visitar em qualquer época do ano. A cidade também costuma realizar alguns eventos como o festival de inverno com shows e outras atrações. Lembrando que o parque de acesso às trilhas é aberto à visitação pública de terça a domingo, das 9h às 16h.
  • Aonde ficar: quem mora pelas redondezas pode fazer um bate-volta ou se preferir há vários albergues disponíveis na cidade.
  • Links de interesse: os guias podem ser contratados nas agências da vila, mas é bom reservar com antecedência sobretudo nos finais de semana, confira mais informações no site www.ama-paranapiacaba.org.br. Trilheiros mais nostálgicos podem aproveitar o serviço de trem que sai aos domingos da Estação da Luz, em São Paulo. A viagem de 1h30 é feita por uma locomotiva dos anos 50, confira mais informações sobre o Expresso Turístico de Paranapiacaba: www.cptm.sp.gov.br
  • Trilha do Mirante: a gente não conseguiu ir, mas vamos deixar um resuminho dessa trilha para quem for! A trilha possui cerca de 1.185 m de extensão e exige um pouco mais de disposição dos trilheiros devido a subida podendo ser percorrida em aproximadamente 1h. Essa é uma das trilhas mais impressionantes da região de Paranapiacaba. Se o céu estiver claro, é possível avistar Cubatão e o litoral de São Paulo.

Galeria de imagens:

Lu | Trilheiros.net

Blog para quem ama aventuras explorando novos lugares, curtindo a natureza e aproveitando a vida

2 comentários em “Trilhas pela antiga vila inglesa de Paranapiacaba – SP, Brasil

Deixe uma resposta