Trilha das 7 Praias em Ubatuba – SP, Brasil

Resumo: uma trilha com sete praias deliciosas de visuais paradisíacos e quase desertas com acesso somente por barco ou trilha em Ubatuba no litoral norte de São Paulo.

7 Praias Ubatuba - Trilha Fortaleza
Começando a caminhada na Trilha das 7 Praias – Ubatuba, SP
  • Local: município de Ubatuba, São Paulo – Brasil (litoral norte de São Paulo e divisa com Paraty no estado de Rio de Janeiro)
  • Duração: aproximadamente 5 horas (dependendo do tempo das paradas e mergulhos nas praias)
  • Características: percurso de aproximadamente 10km por área de mata atlântica e pequenas elevações com altitude máxima de 227m. As trilhas são tranquilas passando por mata fechada, mirantes para o mar e praias que permitem diversos pontos de parada para contemplar a paisagem e tomar um banho de mar. Algumas dessas praias são quase desertas pois o acesso é somente via barco ou trilha o que restringe a quantidade de visitantes.
  • Itens essenciais: roupas leves e de preferência que sequem rápido, óculos de sol, água potável, lanches e seu kit de trilhas (confira aqui os itens básicos). Como a região tem um clima chuvoso, algumas partes do percurso são escorregadias e portanto recomendamos uma bota ou papete para trilha pois possuem solados mais aderentes.
  • Data: Fevereiro/2014.

As sete praias que ficam nessa trilha são: Fortaleza, Cedro, Grande do Bonete, Bonete, Perez, Oeste e Lagoinha. Confira a seguir o nosso roteiro:

ROTEIRO DA TRILHA 

  • Há duas formas de começar esta trilha: pela praia de Lagoinha ou pela praia de Fortaleza. Como estávamos preocupados com a volta (se haveria ônibus ou barco disponíveis), decidimos deixar o carro estacionado num condomínio em Lagoinha e pegar um barco até a praia de Fortaleza. De lá voltamos fazendo a Trilha das Sete Praias.
  • Pelo que pesquisamos, é mais comum começar a trilha pela praia Lagoinha mas não nos arrependemos de começar pela praia de Fortaleza pois estávamos com pique no primeiro trecho do percurso que é o mais puxado devido às subidas. No final, o trajeto era bem mais plano.
7 Praias Ubatuba - Praia Fortaleza
Praia Fortaleza na Trilha das 7 Praias – Ubatuba, SP
  • Chegamos de barco na Praia da Fortaleza que é uma praia extensa em comparação com as demais desta trilha e tem areia mais fina e escura. A Fortaleza tem esse nome pois uma formação rochosa protege o lugar. A praia é bonita, com águas calmas e boa estrutura de quiosques.
  • Iniciamos a trilha pelo lado direito da praia com uma subida um pouco mais íngreme. Após o final da subida, caminhamos mais alguns minutos até uma bifurcação para conhecer o famoso rochedo que forma a fortaleza natural desta praia. Lá encontramos uma árvore solitária em meio às rochas.
  • Voltamos para a trilha e caminhamos numa área de mata mais fechada. A subida cansa mas o visual do topo compensa! É possível avistar o rochedo da Praia da Fortaleza.
7 Praias Ubatuba - Praia do Cedro
Praia do Cedro na Trilha das 7 Praias – Ubatuba, SP
  • A Praia do Cedro na nossa opinião é a mais bonita, apesar de pequena tem areia clara e fina. O mar é calmo e forma diversas piscinas naturais ótimas para snorkel.
  • Encontramos algumas pessoas acampadas lá e um casal com o filho que chegaram numa lancha. Eles comentaram que sempre acampavam ali pois o lugar é uma delícia e tem inclusive água doce para beber e tomar banho. Pronto! Ficamos encantados e programamos nosso retorno para acampar neste pequeno paraíso que está publicado aqui.
  • Não resistimos e demos um mergulho no mar. Depois, seguimos nossa trilha rumo à Praia Grande do Bonete.
7 Praias Ubatuba - Praia Grande Bonete
Praia Grande do Bonete na Trilha das 7 Praias – Ubatuba, SP
  •  Subimos mais uma ladeira e chegamos na terceira Praia Grande do Bonete que é bem extensa e possui algumas casas formando uma pequena vila de pescadores. Nesta praia, é possível encontrar alguns restaurantes e quiosques simples para fazer uma boquinha. Mais uma pequena caminhada e já chegamos na Praia do Bonete.
7 Praias Ubatuba - Mirante Praia do Bonete
Mirante da Praia do Bonete na Trilha das 7 Praias – Ubatuba, SP
  • Durante todo o percurso não encontramos quase ninguém, somente alguns caiçaras que moravam por ali e pescadores trabalhando. Mas a partir dessa praia, a trilha fica mais plana e já é possível avistar um pouco mais de civilização.
  • Logo avistamos a Praia do Perez que é pequena com alguns barcos e casas a beira mar. Passamos rapidamente com o passo mais apertado pois já era final de tarde.
  • Chegamos na Praia do Oeste que possui muitas pedras e depois chegamos na última praia a Praia da Lagoinha.
  • Para chegar nesta última praia e fazer o nosso retorno ao estacionamento, tivemos que atravessar um rio. Como eu sou baixinha, até coloquei a mochila na cabeça pois a água batia na altura da minha barriga.
  • Essa praia possui um belo visual da Serra do Mar mas é bem cheia e logo percebemos que já estávamos de volta a civilização.

Dicas:

  • Quando ir: recomendamos ir fora de feriados e alta temporada para curtir mais as praias pois comentaram que nessas épocas as praias ficam bem mais cheias.
  • Como chegar: um dos extremos da trilha é a Praia da Lagoinha. Lá tem um condomínio que fica a margem da Rio-Santos e é possível deixar o carro estacionado com zona azul.
  • Links de interesse: quem gosta de acampar, pode fazer um acampamento selvagem aproveitando toda a infraestrutura natural com água doce, sombras para as barracas e pé na areia da Praia do Cedro. Já acampamos duas vezes nesta praia de tão linda e deliciosa! Veja aqui os detalhes da Praia do Cedro e do nosso acampamento.

Galeria de Imagens:

Lu | Trilheiros.net

Blog para quem ama aventuras explorando novos lugares, curtindo a natureza e aproveitando a vida

7 comentários em “Trilha das 7 Praias em Ubatuba – SP, Brasil

Deixe uma resposta