Trilha das 7 Praias em Ubatuba – SP, Brasil

Resumo: uma trilha com sete praias deliciosas de visuais paradisíacos e quase desertas com acesso somente por barco ou trilha em Ubatuba no litoral norte de São Paulo.

7 Praias Ubatuba - Trilha Fortaleza
Começando a caminhada na Trilha das 7 Praias – Ubatuba, SP
  • Local: município de Ubatuba, São Paulo – Brasil (litoral norte de São Paulo e divisa com Paraty no estado de Rio de Janeiro)
  • Duração: aproximadamente 5 horas (dependendo do tempo das paradas e mergulhos nas praias)
  • Características: percurso de aproximadamente 10km por área de mata atlântica e pequenas elevações com altitude máxima de 227m. As trilhas são tranquilas passando por mata fechada, mirantes para o mar e praias que permitem diversos pontos de parada para contemplar a paisagem e tomar um banho de mar. Algumas dessas praias são quase desertas pois o acesso é somente via barco ou trilha o que restringe a quantidade de visitantes.
  • Itens essenciais: roupas leves e de preferência que sequem rápido, óculos de sol, água potável, lanches e seu kit de trilhas (confira aqui os itens básicos). Como a região tem um clima chuvoso, algumas partes do percurso são escorregadias e portanto recomendamos uma bota ou papete para trilha pois possuem solados mais aderentes.
  • Data: Fevereiro/2014.

As sete praias que ficam nessa trilha são: Fortaleza, Cedro, Grande do Bonete, Bonete, Perez, Oeste e Lagoinha. Confira a seguir o nosso roteiro:

ROTEIRO DA TRILHA

• Há duas formas de começar esta trilha: pela praia de Lagoinha ou pela praia de Fortaleza. Como estávamos preocupados com a volta (se haveria ônibus ou barco disponíveis), decidimos deixar o carro estacionado num condomínio em Lagoinha e pegar um barco até a praia de Fortaleza. De lá voltamos fazendo a Trilha das Sete Praias.
  • Pelo que pesquisamos, é mais comum começar a trilha pela praia Lagoinha mas não nos arrependemos de começar pela praia de Fortaleza pois estávamos com pique no primeiro trecho do percurso que é o mais puxado devido às subidas. No final, o trajeto era bem mais plano.
7 Praias Ubatuba - Praia Fortaleza
Praia Fortaleza na Trilha das 7 Praias – Ubatuba, SP
  • Chegamos de barco na Praia da Fortaleza que é uma praia extensa em comparação com as demais desta trilha e tem areia mais fina e escura. A Fortaleza tem esse nome pois uma formação rochosa protege o lugar. A praia é bonita, com águas calmas e boa estrutura de quiosques.
  • Iniciamos a trilha pelo lado direito da praia com uma subida um pouco mais íngreme. Após o final da subida, caminhamos mais alguns minutos até uma bifurcação para conhecer o famoso rochedo que forma a fortaleza natural desta praia. Lá encontramos uma árvore solitária em meio às rochas.
  • Voltamos para a trilha e caminhamos numa área de mata mais fechada. A subida cansa mas o visual do topo compensa! É possível avistar o rochedo da Praia da Fortaleza.
7 Praias Ubatuba - Praia do Cedro
Praia do Cedro na Trilha das 7 Praias – Ubatuba, SP
  • A Praia do Cedro na nossa opinião é a mais bonita, apesar de pequena tem areia clara e fina. O mar é calmo e forma diversas piscinas naturais ótimas para snorkel.
  • Encontramos algumas pessoas acampadas lá e um casal com o filho que chegaram numa lancha. Eles comentaram que sempre acampavam ali pois o lugar é uma delícia e tem inclusive água doce para beber e tomar banho. Pronto! Ficamos encantados e programamos nosso retorno para acampar neste pequeno paraíso que está publicado aqui.
  • Não resistimos e demos um mergulho no mar. Depois, seguimos nossa trilha rumo à Praia Grande do Bonete.
7 Praias Ubatuba - Praia Grande Bonete
Praia Grande do Bonete na Trilha das 7 Praias – Ubatuba, SP
  •  Subimos mais uma ladeira e chegamos na terceira Praia Grande do Bonete que é bem extensa e possui algumas casas formando uma pequena vila de pescadores. Nesta praia, é possível encontrar alguns restaurantes e quiosques simples para fazer uma boquinha. Mais uma pequena caminhada e já chegamos na Praia do Bonete.
7 Praias Ubatuba - Mirante Praia do Bonete
Mirante da Praia do Bonete na Trilha das 7 Praias – Ubatuba, SP
  • Durante todo o percurso não encontramos quase ninguém, somente alguns caiçaras que moravam por ali e pescadores trabalhando. Mas a partir dessa praia, a trilha fica mais plana e já é possível avistar um pouco mais de civilização.
  • Logo avistamos a Praia do Perez que é pequena com alguns barcos e casas a beira mar. Passamos rapidamente com o passo mais apertado pois já era final de tarde.
  • Chegamos na Praia do Oeste que possui muitas pedras e depois chegamos na última praia a Praia da Lagoinha.
  • Para chegar nesta última praia e fazer o nosso retorno ao estacionamento, tivemos que atravessar um rio. Como eu sou baixinha, até coloquei a mochila na cabeça pois a água batia na altura da minha barriga.
  • Essa praia possui um belo visual da Serra do Mar mas é bem cheia e logo percebemos que já estávamos de volta a civilização.

Dicas:

• Quando ir: recomendamos ir fora de feriados e alta temporada para curtir mais as praias pois comentaram que nessas épocas as praias ficam bem mais cheias.
  • Como chegar: um dos extremos da trilha é a Praia da Lagoinha. Lá tem um condomínio que fica a margem da Rio-Santos e é possível deixar o carro estacionado com zona azul.
  • Links de interesse: quem gosta de acampar, pode fazer um acampamento selvagem aproveitando toda a infraestrutura natural com água doce, sombras para as barracas e pé na areia da Praia do Cedro. Já acampamos duas vezes nesta praia de tão linda e deliciosa! Veja aqui os detalhes da Praia do Cedro e do nosso acampamento.

Galeria de Imagens:

Lu | Trilheiros.net

Blog para quem ama aventuras explorando novos lugares, curtindo a natureza e aproveitando a vida

9 comentários em “Trilha das 7 Praias em Ubatuba – SP, Brasil

• Pingback: Camping Selvagem na Praia do Cedro - Ubatuba, SP

• 24 de janeiro de 2016 em 20:54
    Permalink

Boa noite trilheiros, muito bom o relato de voces, sempre que penso em algum lugar, primeiro dou uma olhada no site para ver se tem um relato por aqui. Bom, gostaria de saber de no decorrer do percurso pela trilha há placas indicando o caminho certo, ou se devemos estar atentos o tempo todo para nao correr o risco de se perder ?

• 26 de janeiro de 2016 em 20:23
      Permalink

Muito bom saber que nossos relatos são úteis! 🙂 É bom levar GPS pois quase não há placas no percurso…!

• 18 de agosto de 2016 em 17:20

Ola
    Gostaria de saber quanto vocês pagaram para deixar o carro no condominio na Lagoinha?

Att. Natalia

• 29 de abril de 2017 em 18:37
    Permalink

ja possuo minha barraca de acampamento tenho que pagar para acampar e se sim qual o valor como funciona nunca acampei

• 8 de dezembro de 2017 em 10:14
    Permalink

Bom dia!! Estou começando a fazer trilhas e gostaria de acompanhar um grupo, alguma indicação.
    Fiz a trilha do saco das Bananas em Ubatuba com uma empresa, mas ir todas vez com empresa sai caro d+.

• 18 de dezembro de 2017 em 19:25
      Permalink

Olá Arlete! Tem alguns sites que promovem encontros de trilheiros e alguns grupos no facebook também. É importante sempre acompanhar alguém experiente para evitar contratempos.