Camping selvagem na Praia do Cedro em Ubatuba – SP, Brasil

Resumo: uma das praias mais belas de São Paulo com acesso somente por trilha ou barco. Mar calmo e cristalino formando piscinas naturais, vegetação abundante com sombra das copas de árvores e riachos de água doce produzem o cenário perfeito para um camping selvagem na praia.

Vista da janela do nosso camping Praia do Cedro
Vista da janela do nosso camping na Praia do Cedro – Ubatuba, SP
  • Local: Praia do Cedro no município de Ubatuba, São Paulo – Brasil (litoral norte de São Paulo e divisa com Paraty no estado de Rio de Janeiro)
  • Duração: Passamos duas noites no camping selvagem, chegando na sexta-feira e retornando no domingo. Mas conhecemos pessoas que já passaram vários dias acampados nesta praia, como a semana de carnaval.
  • Características: a trilha é tranquila mas possui algumas subidas e trechos escorregadios que precisam de cuidado e atenção principalmente se o terreno estiver úmido. A trilha tem 3,5km de distância e duração que pode variar bastante  dependendo principalmente do preparo físico dos trilheiros. Na ida, fizemos o percurso durante a noite em 01h40 carregando as mochilas mais pesadas para o camping e fazendo várias paradas pois estávamos com pessoas que não costumam fazer exercícios com freqüência. Na volta, fizemos o mesmo percurso em 01h10 com mochilas mais leves e menos paradas.
  • Itens essenciais: roupas leves e de preferência que secam rápido, óculos de sol, água potável, comida, seu kit de trilhas (confira aqui os itens básicos) e seu kit para acampar (confira aqui os itens básico). Nesta praia não há restaurantes nem quiosques, portanto leve toda a comida necessária para o seu acampamento.
  • Data: Março/2014 e Fevereiro/2015.

Conhecemos a Praia de Cedro realizando a Trilha das Sete Praias (confira esta trilha aqui) e ficamos encantados com a beleza e tranquilidade deste lugar que está tão perto da capital de São Paulo. Desde então, voltamos duas vezes e levamos toda a turma para o passeio, incluindo a nossa cachorrinha schnauzer Leica.

ROTEIRO DA TRILHA

DIA 1

Anoitecer na Praia do Cedro Ubatuba
Anoitecer na Praia do Cedro – Ubatuba, SP
  • Neste segundo acampamento para a Praia do Cedro, decidimos realizar a trilha  na sexta-feira à noite pois já conhecíamos a trilha, poderíamos aproveitar mais o final de semana na praia e a previsão era de céu aberto durante aquela noite. E o Jr queria fotografar a via láctea na praia.
  • Deixamos nosso carro na Praia de Fortaleza em Ubatuba num estacionamento local (R$15 a diária).
  • A trilha fica a alguns metros em direção a ponta direita da Praia de Fortaleza. A trilha é bem demarcada, mas possui alguns obstáculos como riachos e troncos caídos mas que são facilmente ultrapassados.
  • Logo no início há uma bifurcação: à esquerda que segue para a trilha até o rochedo da Praia Fortaleza (confira as fotos aqui) e à direita que segue em direção a Praia do Cedro.
  • Há algumas subidas mais fortes e sempre que precisávamos parávamos para descansar e recuperar o fôlego de quem não estava acostumado a caminhar.
  • Chegamos na Praia do Cedro e não havia mais nenhuma barraca por lá: um paraíso exclusivo para nós. Escolhemos nosso lugar para acampar ao lado de um riacho de água doce e fomos dar uma mergulho no mar.
  • A temperatura da água estava deliciosa e muito mais agradável do que na praia. Só esse banho de mar já foi suficiente para refrescar o calor da trilha e renovar as energias para começar bem o final de semana!
  • O mar estava super tranquilo quase sem ondas e parecia até um lago. Mesmo sem luz, dava para perceber que a água era cristalina e tivemos uma noite mágica com estrelas que brilhavam no céu e vários microorganismos que brilhavam também na água com a luz do luar.
  • Há dois riachos com água doce que utilizamos para tomar banho e tirar o sal do corpo (também para beber e cozinhar depois de utilizar um purificador de água).
  • Apesar de não estar chovendo naquela noite, o céu estava um pouco encoberto e não conseguimos visualizar a via láctea por completo.
  • Fomos dormir torcendo para o dia seguinte estar ensolarado.

DIA 2

Astrofotografia Via Lactea Praia do Cedro
Astrofotografia na Praia do Cedro: um arco íris de estrelas mais conhecido como Via Láctea – Ubatuba, SP
  • Acordamos no dia seguinte antes das 7:00h da manhã ansiosos para ver o clima e quando abrimos nossas barracas, encontramos um dia ensolarado.
  • O céu estava limpo com poucas nuvens, o mar em tons de azul esverdeado fantástico. Aproveitamos as piscinas naturais que se formam no mar próximas às rochas e para nossa surpresa conseguimos avistar duas tartarugas marinhas enormes passeando pela região! Vimos também vários peixes ornamentais coloridos no raso da praia aonde dava até pé.
  • Nosso amigo pescador, aproveitou e pescou um petisco para o nosso jantar.
  • Próximo ao horário do almoço, vários trilheiros começaram a chegar e um grupo grande com mais de dez pessoas lotou os espaços disponíveis para acampar. E vieram super equipados, tinham até rede de balanço!
  • Mas esta praia é tão tranquila e edificante que quando você percebe está meditando, pensando na vida ou simplesmente olhando a natureza. É perfeita para descansar e fugir um pouco da correria, poluição e barulho da cidade.
  • No meio da tarde, começou a chover. Aproveitamos para tirar um cochilo e descansar para passar a noite fotografando a via láctea, se o tempo permitisse!
  • Ao anoitecer, a chuva parou. Montamos uma mesa para o nosso jantar com direito a peixe fresco de entrada e depois macarronada. Os meninos fizeram uma fogueira e comemos marshmallows grelhados de sobremesa.
  • Depois do jantar, descemos até à praia para dar uma olhada no céu. Estava bem mais limpo que na noite anterior mas como a lua estava presente não era possível avistar tão bem a via láctea. Decidimos dormir e acordar às 2:00 horas da manhã para fazer a astrofotografia.
  • Colocamos o celular para despertar, mas antes de tocar o Junior já me acordou todo ansioso. E para nossa sorte, o céu estava limpo e sem lua!
  • Pegamos os equipamentos e fomos em busca do melhor ângulo para fotografar. Paramos nas rochas que dividem a Praia do Cedro da Praia Deserta. Ficamos por lá mais de uma hora contemplando e fotografando o que parecia ser um arco-íris de estrelas.

DIA 3

Praia do Cedro Ubatuba Piscinas Naturais
Piscinas naturais e mar azul na Praia do Cedro – Ubatuba, SP
  • Acordamos com o sol bem quente. Tomamos um café da manhã reforçado e ficamos na Praia Deserta pois estava mais tranquila e aproveitamos para tirar o desbotado da cidade rs
  • Voltamos para Praia do Cedro e demos um último mergulho no mar de despedida.  O mar estava mais bravo que nos dias anteriores com ondas maiores mas continuava igualmente delicioso. Tivemos que fazer um esforço para sair para tomar banho no riacho e ir embora.
  • Arrumamos nossas mochilas, recolhemos o lixo que encontramos próximos a nossa barraca e começamos a trilha de volta.
  • Quem não tinha feito esta trilha ainda ficou maravilhado tanto com a praia quanto com o próprio trajeto devido aos mirantes que passamos pelo caminho agora visíveis com a luz do dia. Em pouco mais de uma hora chegamos na Praia da Fortaleza bem mais rápido do que na ida, parecia que o final de semana tinha dado forças adicionais para a galera.
  • Foi um passeio simples e econômico mas muito gratificante. Voltamos revigorados pois capturamos um pouco da paz e energia positiva que a natureza oferece.

Dicas:

• Quando ir: recomendamos ir fora dos feriados e alta temporada pois comentaram que nessas épocas a visitação é mais intensa com lanchas e barcos que vão até a praia para passar o dia. Além disso, corre-se o risco de não achar espaço para montar as barracas. Outro ponto importante é verificar a previsão do tempo, se estiver chovendo não vale a pena. Ficar a maior parte do dia dentro da barraca ou tomando chuva não dá né?!
  • Aonde ficar: o camping é selvagem e você pode montar sua barraca no local que achar mais conveniente. Para os mais inexperientes, lembramos que não há banheiros. Faça suas necessidades longe do leito dos riachos para não poluir, cavando um buraco na areia e pronto: um banheiro fresquinho para você utilizar! E sempre leve de volta todo o lixo que gerar. Precisamos preservar estes lugares para que continuem lindos e conservados para o meio ambiente e para o nosso deleite também! rs Infelizmente encontramos muito lixo por lá… Vamos inclusive organizar um mutirão para a limpeza da trilha e da praia.
  • Links de interesse: quem quiser pode conhecer outras praias da região na chamada Trilha das 7 Praias que passa pela Praia do Cedro. Confira os detalhes aqui.

Galeria de Imagens:

Lu | Trilheiros.net

Blog para quem ama aventuras explorando novos lugares, curtindo a natureza e aproveitando a vida

50 comentários em “Camping selvagem na Praia do Cedro em Ubatuba – SP, Brasil

• Pingback: Trilha das 7 Praias em Ubatuba - SP, Brasil | Trilheiros

• 18 de março de 2015 em 15:40
    Permalink

Relato super recente! Na proxima semana vou para lá de carona e tava buscando umas infos sobre camping selvagem em Ubatuba. Ajudou bastante, amigo. Beijao

• 18 de março de 2015 em 18:05
      Permalink

Que bom Nathaly! A Praia do Cedro é incrível, só fica atenta com a previsão do tempo que pode atrapalhar um pouco! rs Esperamos que aproveite bastante o passeio!

• 24 de março de 2015 em 19:51
    Permalink

muito loco quero me jogar pra lá logo mais o que falta é o desgraçado do dinheiro

• 25 de março de 2015 em 12:34
      Permalink

Como diz David Biggs: “O dinheiro não pode comprar a felicidade, mas pode com certeza ajudar-nos a procurá-la nos melhores lugares!” rs Mas o bom da Praia do Cedro é que depois do primeiro investimento de comprar a barraca e os equipamentos de camping, você não precisa gastar mais nada com hospedagem! E poderá conhecer outros lugares acampando. Enquanto isso, o que dá para fazer também é a trilha das 7 Praias num bate e volta mesmo: http://trilheiros.net/2015/03/07/trilha-das-7-praias-ubatuba/

• 27 de maio de 2015 em 13:25

Olá amigo beleza ?

Show de bola seu relato, conheço bem essa praia e todas as outras que fazem parte da trilha porem só de passagem mas morro de vontade de acampar no Cedro… Minhas Trip’s são sempre SOLO ai vem a pergunta… É seguro acampar sozinho na Praia do Cedro… Abraço

• 27 de maio de 2015 em 16:55
      Permalink

Olá Luziano! A segurança era uma das nossas preocupações por ser um acampamento selvagem. Mas já acampamos lá algumas vezes e nunca tivemos problemas. E apesar da praia ser meio deserta por ter um acesso mais restrito, sempre encontramos outras pessoas acampando lá também! Ter mais pessoas sempre ajuda na segurança. Um abraço!

• 8 de junho de 2015 em 14:44
    Permalink

Por conta desse relato, fui com 3 amigos nesse feriado de Corpus Christi e foi sensacional.Mesmo por ser feriado a praia estava praticamente vazia, apenas um outro grupo de amigos no camping ao lado e um casal de franceses. Foi nossa primeira experiencia com camping selvagem, e com certeza não foi a última.

• 10 de junho de 2015 em 15:44
      Permalink

É muito gratificante saber que pudemos contribuir com sua experiência positiva, Paulo! Nosso primeiro camping selvagem também foi na Praia do Cedro e curtimos tanto que voltamos para lá e acampamos no modo “selvagem” em outros lugares também!

• 17 de junho de 2015 em 14:38
    Permalink

ola! to pensando ir na praia do cedro para acampar! acho q eu vou na segunda semana de julho. sera q vai faze muito frio? nao sei se vale a pena de arriscar….

• 21 de junho de 2015 em 17:58
      Permalink

Olá Leonardo! Dá para aproveitar sim dependendo do dia. Sempre verificamos a previsão do tempo antes de ir e até desmarcamos uma vez pois a previsão era de chuva. Vale checar pois tem dia que apesar de inverno, dá para curtir a praia durante o dia. Mas a noite costuma esfriar, então não deixe de levar um casaco/blusa.

• 5 de julho de 2015 em 22:53
    Permalink

poderia me passar outros locais de camping selvagem que ja foi e ou me passar forum que seja sobre esse tema ?

• 8 de julho de 2015 em 07:41
      Permalink

Olá Matheus! A montanha também é um lugar comum para o camping selvagem e proporciona paisagens privilegiadas além da vista, um belo por do sol ou nascer do sol e um céu estrelado ao anoitecer. Como o Pico dos Marins em São Paulo por exemplo, segue o detalhe do nosso relato http://trilheiros.net/2015/01/23/trilha-pico-dos-marins-sp-brasil/. Precisa ter preparo físico para fazer uma trilha de montanha carregando a mochila preparada para acampar. Mas vale a pena preparar-se para esse tipo de aventura e agora é alta temporada para o montanhismo no Brasil (inverno).

• 4 de agosto de 2015 em 16:07
    Permalink

ola, gostei muito dos relatos e estou pensando em ir nesse mes de setembro/2015 mas nao entedi a parde de deixar o carro, pois pesquizei e vi que a praia de fortaleza – ubatuba esta longe da trilha da praia do centro, se tiver como passa r o endereço certinho aonde deixar o carro e explicar novamente aonde inicia a trilha apé eu agradeço.
    mas uma vez parabens pelos relatos.

• 4 de agosto de 2015 em 23:04
      Permalink

Olá Junior! Deixamos o carro num estacionamento local que encontramos, infelizmente não temos o endereço nem o nome de cabeça… De lá caminhamos até a ponta direita da praia de Fortaleza de onde começa a trilha para a Praia do Cedro (os moradores podem ajudar com a indicação). A trilha é relativamente tranquila, mas quem não está acostumado pode sofrer com as subidas e descidas. Já levamos alguns amigos que preferiram ir de barco para evitar a caminhada inclusive. Se precisar, há alguns barqueiros na Praia de Fortaleza. Para facilitar a navegação, sugerimos uma pesquisa no site wikiloc que é sempre uma das nossas principais fontes de coordenadas no gps, segue um exemplo: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=8623127

• 3 de outubro de 2015 em 18:10
        Permalink

Olá já acampei no cedro, inclusive fui no começo de 2015, passei meu aniversario por lá no dia 19 de fevereiro, foi uma experiência incrível, fui com uns amigos que acampam nesta praia faz 15 anos, eles agradesceram pela mesa que deixaram no acampamento,nos ajudou muito, o camping com mesa é bem diferente….Fizemos a trilha a noite, entramos pela praia da lagoinha, e deixamos nossas conduções no condominio que dá acesso a trilha, então deixo essa dica pra vcs, deixando o carro no condominio é bem seguro, é só avisar na guarita que está indo para o cedro…e o melhor é que não precisa pagar diaria!!!

• 1 de setembro de 2015 em 19:11

Olá!! Qual é a distância entre a praia do cedro e o estacionamento que vocês deixaram o carro?

• 3 de setembro de 2015 em 12:37
      Permalink

Olá Ronaldo! A trilha desde a Praia Fortaleza aonde deixamos o carro até a Praia do Cedro tem cerca de 3,5km de distância e a duração pode variar bastante dependendo do preparo físico dos trilheiros.

• 5 de setembro de 2015 em 19:24
        Permalink

Ah… Então o estacionamento fica no início da trilha? Saberia o nome do local ou algum ponto de referência?
        Por gentileza, gostaria que me passasse as coordenadas da praia e do estacionamento, pelo que percebi o Google não informa o local correto.
        Obrigado pela ajuda e parabéns pelo site!

• 16 de setembro de 2015 em 22:18
        Permalink

Oi Ronaldo! Desculpa a demora em responder mas estávamos mudando e na maior correria! Sim, o estacionamento fica no início da trilha na praia Fortaleza. Saindo da rodovia, por dentro de um condomínio com estrada pavimentada após uns 7-8km você já cai numa vila com algumas opções de estacionamentos bem próximos a praia. Você pode procurar a marcação de gps no site wikiloc para identificar melhor o início da trilha também. Foi assim que nós chegamos na Praia do Cedro. Espero que ajude 😉

• 31 de janeiro de 2016 em 21:06

Olá! Estou planejando ir no próximo fim de semana. Gostaria de saber se o estacionamento é aberto 24h. Tenho em mente ir na sexta à noite.

• 1 de fevereiro de 2016 em 20:17
        Permalink

Oi Ronaldo, o estacionamento que conhecemos infelizmente fecha à noite…

• 28 de março de 2016 em 13:03

Trilheiros, muito obrigado pelos esclarecimentos…
      Fui com uma turma de amigos no mês passado, no feriado de carnaval (como descrito no relato, não foi a melhor época pra ir devido a quantidade de pessoas no local) mas confesso que valeu a pena casa segundo em que estivemos lá. Pretendo voltar um período de “baixa temporada” pra tentar encontrar este paraíso mais particular!

• 29 de março de 2016 em 23:08
        Permalink

Olá Ronaldo! Que bom saber que deu tudo certo! E vale a pena ir num final de semana fora de feriado para aproveitar ainda mais o lugar e a natureza (inclusive nós queremos fazer isso em breve rs)! Valeu por ter compartilhado sua experiência conosco! Abraços Lu – Trilheiros.net

• 12 de dezembro de 2015 em 19:59

ola! belo relatorio! tenho uma pergunta aqui poderia me responder por gentileza?

como eu nao tenho carro, irei de onibus ate ubatuba. mas o inicio da trilha eh longe do centro? se for tem algo onibus municipal q passa perto da trilha? *quanto demora mais ou menos de centro ate trilha?

• 13 de dezembro de 2015 em 19:27
      Permalink

Olá Leonardo! Infelizmente não conhecemos o transporte público de lá para te ajudar pois sempre fomos de carro. Um abraço Luciane – Trilheiros.net

• 14 de dezembro de 2015 em 13:29
    Permalink

gostaria de um telefone de contato de algum camping na praia do cedro pfv

• 10 de fevereiro de 2016 em 10:01
    Permalink

Lembrando que a praia do Cedro fica localizada em reserva ambiental de mata Atlântica, sendo proibido por lei acampar.

• 8 de agosto de 2016 em 21:41
    Permalink

Muito Legal a experiência de vcs! Queremos ir na praia do Cedro tb com nossa cachorra mas estamos preocupados pois em Ubatuba é proibido cachorro na praia. Vcs tiveram algum problema no acesso ou na saida por estar com a cachorrinha?

Obrigada

• 10 de setembro de 2016 em 12:47
    Permalink

Sei que tem um camping, com banheiros, na praia de fortaleza… alguém tem o nr. tel. ou cel. de lá ? Agradeço!

• 26 de setembro de 2016 em 12:49
    Permalink

Faz um certo tempo que estou “namorando” essa praia lindíssima. queria ter algumas informações em relação a trilha,tipo se a trilha é bem demarcada e como faço pra chegar até essa trilha. De já agradeço.

• 3 de outubro de 2016 em 01:02

Olaa
    Na praia fortaleza tem que pagar para fazer o camping????

• 13 de outubro de 2016 em 08:37
      Permalink

Olá! Não precisa pagar, o camping é selvagem, ou seja, por conta da natureza! Um abraço Lu – Trilheiros.net

• 17 de dezembro de 2016 em 14:42
    Permalink

Em janeiro iria fazer um cicloviagem passando por ubatuba, teria como pelo menos empurrar a biblioteca na trilha ou não dá? Se não, é seguro deixa-lá no estacionamento?
    Obrigado!

• 18 de dezembro de 2016 em 10:53
      Permalink

Olá Brenner! Que projeto legal! Dá para deixar a bicicleta nos estacionamentos da Praia da Fortaleza, nós sempre deixamos nosso carro lá inclusive. A trilha tem subida, descida e é bem estreita em alguns trecos, melhor ir sem a bike. Abraço Lu – Trilheiros.net

• 18 de dezembro de 2016 em 13:15

Obrigado pela resposta!
        Vocês conhecem outras praias para acampar também? Minha viagem será pela rodovia rio/santos, começarei em bertioga e irei até angra dos reis mais ou menos. Se conhecera outra é puder me dar a dica eu agradeço! Kk obrigado mais uma vez.

• 28 de dezembro de 2016 em 18:21
    Permalink

Oiii, o estacionamento fica perto da praia do cedro? Tem trilha pra chegar? Obg

• 6 de abril de 2017 em 10:57
    Permalink

muito legal e empolgante esse relato , sou amante de camping selvagem esse com toda certaza e o meu proximo destino< pessoal seria bacana se marcássemos um dia para ir pra la juntos assim fazemos novas amizades e nos divertimos rsrsrs. que topa ?????????????

• 5 de setembro de 2017 em 11:00
    Permalink

olá, gostaria de saber se é tranquilo ir em casal. Me preocupo com a segurança da minha esposa.

• 10 de setembro de 2017 em 20:08
      Permalink

Olá Adolf, sempre encontramos um ambiente tranquilo por lá. Mas sempre fomos em grupo e com pelo menos 5 pessoas. Um abraço Lu

• 11 de outubro de 2017 em 13:13
    Permalink

Gostaria de agradecer vocês pela postagem! Irei acompanhar sempre, todas nossas dúvidas aqui foram esclarecidas e conseguiremos ir à praia com tranquilidade graças ao post!

• 16 de outubro de 2017 em 20:27
      Permalink

Olá Paola! Ficamos felizes por contribuir! Boa trilhas e aproveite bastante a praia. Um abraço Lu

• 24 de outubro de 2017 em 15:06
    Permalink

Queria saber se agora no final de ano vai ser bem lotado, imagino que sim, mas sempre faço uma pesquisa antes e sempre vejo que a praia do Cedro raramente está cheia e queria saber já que vocês já foram lá muitas vezes. Obrigado pela atenção e gostei muito das fotos.

• 24 de outubro de 2017 em 22:23
      Permalink

Oi Adalberto, gostamos bastante de fotografia e acreditamos que elas ajudam a mostrar um pouco da paisagem para vocês. Ficamos felizes com o elogio 🙂 Já fomos para a Praia do Cedro 3 vezes. Duas vezes no carnaval, haviam outras barracas mas não estava cheia. Encontramos umas 5 barracas no máximo. Um abraço Lu