5 equipamentos que fazem a diferença na trilha

Resumo: selecionamos cinco equipamentos e itens que utilizamos nas trilhas e fazem toda a diferença pela praticidade, segurança e proteção.

Itens equipamentos trilhas trekking 

1. Saco estanque

  • O que é: saco que permite transportar objetivos sem molhar.
  • Para que serve: são muito úteis e importantes em situações de chuva ou submersão oferencendo a segurança de manter seus pertences secos principalmente objetos como fósforos, isqueiros, documentos, celular, roupas etc. Existem diversas marcas, preços e modelos disponíveis no mercado que variam de acordo com o tamanho, peso, material e resistência à água.

2. Bolsa ou Saco de hidratação

  • O que é: reservatório de água com uma mangueira que funciona como canudo  acoplado na mochila.
  • Para que serve: facilidade e comodidade para manter-se hidratado numa trilha principalmente quando estiver com uma mochila maior e pesada. Você não precisa parar a trilha, nem fazer contorcionismo ou tirar a mochila das costas para pegar sua garrafa. É só abrir a válvula do canudo que fica pendurado geralmente na alça da mochila. Há opções para comprar somente o reservatório ou mochilas que já vem com o kit.

3. Purificador ou Filtro de água

  • O que é: material que pode ser pastilha, líquido ou filtro para purificação da água.
  • Para que serve: deixar a água própria para consumo e livre de bactérias e microorganismos. Há trilhas com opções de nascentes, riachos e bicas de água doce que beneficiam os trilheiros por não terem que carregar o peso desde o início da trilha com toda a água necessária. Mas uma fonte cristalina, bonita e fresca pode estar contaminada e causar doenças. Para purificar a água cristalina, há opções bem econômicas de pastilhas e líquidos que contém cloro e tratam a água para consumo humano eliminando os microorganismos causadores das doenças. E há opções mais potentes como os filtros de água que são espécies de canudos que eliminam até 99% das bactérias e vírus causadores de doenças e permitem o consumo inclusive de uma água barrenta e poluída.

4. Fita protetora para os pés

  • O que é: fita adesiva transparente.
  • Para que serve: protege a pele contra os atritos dos calçados prevenindo ferimentos como bolhas, cortes e arranhões. Afinal os pés são essenciais na trilha então cuide deles para ter uma caminhada tranquila e prazerosa. Eu conheci esse produto pois meus pés são sensíveis e vítimas recorrentes de machucados de sapatos. Sempre carrego um comigo no dia-a-dia e também no kit de primeiros socorros das trilhas. Este adesivo é mais resistente do que os esparadrapos formando uma boa camada protetora sem embolar, sair ou rasgar. Utilize nos principais lugares de fricção como prevenção aos machucados. E protege mesmo, viu?! Como só conheço uma marca no Brasil, segue aqui o link do produto para facilitar. Está disponível nas farmácias.

5. Bastões de trekking

  • O que são: bastões que auxiliam a caminhada ou corrida.
  • Para que servem: apesar de ser um item adicional na bagagem, os bastões de trekking trazem diversos benefícios como auxílio na estabilidade do equilíbrio em terrenos irregulares, redução do impacto nas articulações dos membros inferiores principalmente nas descidas e apoio na subida aumentando o impulso e reduzindo o esforço das pernas. Também são bons para analisar o terreno antes de pôr os pés (como profundidade de riachos e lamaçais) e são um bom apoio se precisar caminhar com algum machucado nos membros inferiores. Os bastões variam pelo peso, capacidade de amortecimento de impactos, tamanho, tipos de terreno indicado e material.

Lu | Trilheiros.net

Blog para quem ama aventuras explorando novos lugares, curtindo a natureza e aproveitando a vida

Um comentário em “5 equipamentos que fazem a diferença na trilha

Deixe uma resposta