Temporada de Outono: Trilhas para curtir a estação

Resumo: confira as sugestões de trilhas e destinos para a temporada de outono que além de oferecer preços reduzidos pelo período de baixa temporada apresentam paisagens e visuais típicos da estação.

O mês de março marca o início do outono no hemisfério sul e mesmo não tendo a popularidade do verão, o romantismo do inverno e as flores da primavera é uma ótima opção para viajar pois além de ter preços mais baixos é a época de clima mais favorável em alguns destinos.

O outono no nordeste é marcado pela época de chuvas que vai até o inverno. Mas o outono é uma ótima opção para aproveitar o litoral do sudeste pois a temperatura ainda está agradável e sem o turbilhão de pessoas do verão. E no centro-oeste, o outono é um período de seca facilitando as atividades ao ar livre como as trilhas por exemplo.

Fora o visual de algumas regiões que fica destacado pelos tons de amarelo e vermelho da vegetação e o charme do friozinho que começa a aparecer durante a noite.

Então vamos viajar e aproveitar esta estação do ano que é pura magia!

Chapada da Diamantina – Bahia

Viagens no Outono Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é um reduto de trilhas e caminhadas por cachoeiras, piscinas naturais e formações rochosas. Com a seca do outono, aos trilheiros podem aproveitar melhor os passeios e praticar esportes de aventura como o rapel já que as cachoeiras não estão tão cheias e chove menos. Além disso, nesta época o sol fica numa posição privilegiado para iluminar o Poço Encantado que é uma das maiores atrações da chapada. Outros destaques são a Cachoeira da Fumaça e a Cachoeira do Sossego que possuem visuais únicos.

Chapada do Veadeiros – Goiás

Viagens no Outono Chapada dos Veadeiros

 

O Parque Nacional da Chapadas dos Veadeiros é repleto de belezas naturais de encher os olhos através das trilhas que eram as rotas usadas antigamente por garimpeiros, os trilheiros podem observar pássaros, vegetação nativa e belíssimas paisagens. Com a redução das chuvas no outono, o período é ideal para praticar esportes de aventura como canyoning e rapel nos paredões rochosos e cachoeiras.

Pantanal – Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Viagens no Outono Pantanal Mato Grosso

O Pantanal é uma das maiores extensões alagadas contínuas do planeta e possui ciclos anuais bem definidos de secas e chuvas. Em maio começa o período de estiagem que vai até setembro e a redução do nível das águas provoca mudanças radicais na paisagem com campos, bancos de areia e leitos de riachos que reaparecem. Neste período, os animais se aproximam dos rios para beber água facilitando a observação da vida selvagem. O Pantanal é um santuário ecológico que permite a contemplação e contato próximo da natureza com visuais multicoloridos da fauna e flora da região.

Ibitipoca – Minas Gerais

Viagens no Outono Ibitipoca

O Parque Estadual de Ibitipoca possui trilhas sinalizadas que levam a paisagens singulares por grutas, montanhas e cachoeiras. Destaque para a Cachoeira Janela do Céu com um mirante natural por uma corredeira formada a partir de um cânion que despenca abruptamente num paredão. A melhor época para curtir o parque é entre os meses de abril e setembro porque chove menos. Só evite os feriados quando a procura é maior pois há limite de pessoas para entrada no parque.

Paraty – Rio de Janeiro

Cachoeira do Saco Bravo Trilha Ponta Joatinga Paraty

Paraty é uma cidade muito charmosa com centro histórico emoldurado por casarões coloniais preservados, ruelas de pedras e diversidade de opções gastronômicas e culturais. O verão é a época mais procurada para curtir as praias e cachoeiras porém é também o período de maior incidência de chuvas. Portanto, o outono torna-se uma boa opção pois o clima ainda está agradável e é mais seco, além do fato dos preços das hospedagens ficarem menores. Conhecemos duas trilhas em Paraty que recomendamos pois passa por diversas praias e cachoeiras encantadoras, como a Cachoeira do Saco Bravo que forma uma piscina natural e deságua no mar, clique aqui para ver mais informações.

Campos do Jordão – São Paulo

Viagens no Outono Campos do Jordão

Folhas de OutonoCampos do Jordão é uma das cidades mais procuradas na temporada de inverno, mas a cidade reserva um panorama belíssimo durante o outono quando o azul anil do céu azul contrasta com as folhas das árvores caindo ao vento em tons de amarelo e vermelho. A arquitetura lembra muito os países europeus e por isso a cidade é conhecida como a Suíça brasileira. Um passeio imperdível é o Parque Estadual do Horto Florestal recoberto por mata atlântica e de araucária com trilhas por cachoeiras, araucárias, pinheiros e um tapete natural de folhas da estação.

Gramado – Rio Grande do Sul

Viagens no Outono Gramado

Na Serra Gaúcha, é possível aproveitar o clima europeu com manhãs mais frias para saborear um café da manhã colonial e tardes ensolaradas que iluminam as folhagens amarelas e vermelhas das árvores. Há passeios obrigatórios como o Parque Knorr para apreciar sua beleza por bosques e flores e o Mirante do Vale do Quilombo que tem uma das vistas mais bonitas da Serra Gaúcha.

Lu | Trilheiros.net

Blog para quem ama aventuras explorando novos lugares, curtindo a natureza e aproveitando a vida

Deixe uma resposta