Trilhas e atrações de dar água na boca em Visconde de Mauá – RJ, Brasil

Resumo: contato com a natureza num ambiente rústico e delicioso que combina atrações imperdíveis desde trilhas, cachoeiras e os apetitosos pratos típicos da região.

  • Local: Visconde de Mauá é um distrito do município de Resende no Rio de Janeiro – Brasil (circuito das águas no alto das montanhas da Serra da Mantiqueira ao sul do Rio de Janeiro e Minas Gerais e ao norte de São Paulo).
  • Duração: recomendamos pelo menos um final de semana para conhecer a região.
  • Características: Visconde de Mauá envolve as vilas de Mauá, Maringá e Maromba cada uma com seu estilo: mais romântico, sofisticado ou hippie. Essas vilas são interligadas por pequenas estradas e diversas opções de trilhas para caminhadas, cavalgadas, passeios de jipe e bicicleta. As trilhas tem duração e dificuldade variadas. A principal atividade da região é o turismo que conta com ampla infraestrutura de hospedagens e restaurantes.
  • Itens essenciais: roupas de acordo com a data da viagem pois as temperaturas variam conforme a estação, óculos de sol, água potável e o seu kit de trilhas (confira aqui os itens básicos) para as trilhas mais longas. Visconde de Mauá tem algumas trilhas bem curtinhas que dá para estacionar o carro caminhar alguns minutos e você já encontra uma cachoeira linda! Por este motivo, Visconde de Mauá é uma boa opção para quem quer começar a fazer trilhas também.
  • Data: Setembro/2012
Vista da Serra da Mantiqueira Viscond de Maua
Vista da Serra da Mantiqueira pela nossa varanda – Visconde de Mauá, RJ

Na época da nossa viagem, em Setembro, os dias eram ensolarados e quentes e as noites bem frias. Nós ficamos hospedamos no alto da vila Maromba com uma vista super privilegiada. Era só abrir a janela e ouvir os vários pássaros cantando e voando por entre as montanhas num horizonte azul e tranquilo que vira avermelhado ao entardecer e reluzente com uma infinidade de estrelas durante a noite.

Conhecemos cachoeiras lindas, saboreamos uma infinidade de sabores (desde pizza, comida mineira contemporânea e até sushi rs) e descansamos entre as montanhas da Serra da Mantiqueira.

A seguir, montamos um resumo das principais atrações que conhecemos. E tivemos que escolher pois só tínhamos um final de semana e há muitas trilhas e cachoeiras disponíveis na região.

Cachoeira da Santa Clara

Cachoeira da Santa Clara Visconde de Maua
Cachoeira da Santa Clara – Visconde de Mauá, RJ

A Cachoeira de Santa Clara é uma das mais altas e conhecidas de Visconde de Mauá, localizada a 1200 metros de altitude e com 50 metros de queda de águas cristalinas. As águas da cachoeira formam um grande lago convidativo para um mergulho, mas eu só consegui molhar os pés mesmo porque era muito gelado. E para os mais radicais, é possível descer a cachoeira de rapel. A cachoeira estava vazia durante o nosso passeio, encontramos apenas um hippie pescando. Tiramos fotos, paramos alguns minutos para apreciar a vista e fizemos amizade com o hippie com quem aprendemos um pouco sobre seu estilo de vida.

Cachoeira do Escorrega 

Cachoeira do Escorrega em Visconde de Maua
Cachoeira do Escorrega – Visconde de Mauá, RJ

A Cachoeira do Escorrega é também uma das principais atrações de Visconde de Mauá. Localizada na Vila de Maromba, tem fácil acesso por caminhada para quem está hospedado nas redondezas de Maromba. A queda d’água de 30 metros esculpiu um tobogã natural feito por pedras lisas e terminando numa piscina cristalina perfeita para os aventureiros que topam encarar as águas geladas.

Cachoeira Véu da Noiva

Arco iris na Cachoeira Veu da Noiva Visconde de Maua
Arco-íris na Cachoeira Véu da Noiva – Visconde de Mauá, RJ

A Cachoeira Véu da Noiva está localizada a 9,5 km de Mauá. Deixamos o carro estacionado numa rua de um vilarejo e com apenas alguns metros de caminhada por trilha chegamos na Cachoeira Véu da Noiva. Ela tem uma queda de 15 m que lembra mesmo um véu rs O entorno dessa cachoeira é de mata mais fechada, mas de vez em quando alguns raios de sol entram e formam arco-íris com as gotas d’água. Lá encontramos outros trilheiros que também foram conhecer a cachoeira.

Cachoeira do Alcantilado

Queda de agua na fazenda Cachoeira Alcantilado Visconde de Maua
Queda de água na fazenda da Cachoeira do Alcantilado – Visconde de Mauá, RJ

Escolhemos este passeio pois poderíamos conhecer várias cachoeiras num mesmo lugar. A trilha fica numa fazenda e tem aproximadamente 1,5 km de extensão passando por nove quedas d’água e ao final chegando na Cachoeira do Alcantilado com 20 metros de queda e que fica numa posição privilegiada com uma bela vista da fazenda. O local tem estacionamento, bar e fica a cerca de 9,5 km de Mauá. A entrada é paga, consulte mais informações aqui no portal da fazenda.

Dicas:

  • Quando ir: no inverno as temperaturas ficam mais baixas criando um clima romântico perfeito com lareiras e vinho. Para curtir as cachoeiras, o verão é a estação mais indicada. Em maio, a cidade promove um Concurso Gastronômico e a Festa do Pinhão reunindo vários chefs brasileiros. E na primavera, as diárias caem e as chuvas são mais raras. Ou seja, dá para ir o ano inteiro para Visconde de Maúa, só precisa escolher a data! rs
  • O que comer: tem várias opções de cardápios e restaurantes nas vilas. Vale provar o prato típico da região que leva pinhão e as trutas que lá encontram seu habitat ideal com água limpa e gelada. Uma dica especial é o restaurante Gosto com Gosto, no qual a famosa chef Mônica Rangel cria versões originais e saborosas dos tradicionais pratos mineiros.
  • Aonde ficar: nós ficamos no alto de Maromba para aproveitar o céu limpo e estrelado para fazer astrofotografia. Mas há muitas outras pousadas na região além do centro comercial na vila de Maringá.
  • Links de interesse: há várias trilhas e cachoeiras em Visconde de Mauá que não conseguimos conhecer pois nosso tempo era limitado. Para quem tiver mais tempo, pode conferir aqui no portal da região um resumo das atrações disponíveis.

Galeria de Imagens:

Lu | Trilheiros.net

Blog para quem ama aventuras explorando novos lugares, curtindo a natureza e aproveitando a vida

2 comentários em “Trilhas e atrações de dar água na boca em Visconde de Mauá – RJ, Brasil

Deixe uma resposta