Cachorro na trilha: muita aventura com seu amigo de quatro patas

Resumo: já pensou em fazer uma trilha, acampar e partir para a aventura com a companhia do seu cachorro? Então confira nossas dicas e recomendações para se divertir com seu amigo.

Sim, é possível levar o seu cachorro para fazer um passeio mais longo e aventureiro pelas trilhas. Imagine só explorar a natureza com um companheiro divertido, animado e pronto para tudo!

Cachorro na Trilha em Goncalves
Leica sentindo os cheiros da natureza rs

Por mais que seja um “cachorro de apartamento” que só vive na cidade, esses animais têm um instinto natural e aprendem rapidamente a caminhar nas trilhas.

Esse cachorrinho branco das fotos é Leica, uma schnauzer miniatura que é a nossa pet e companheira de trilhas. Sempre que possível, ela viaja conosco mas foi por um acaso numa pousada que ficamos hospedados com algumas trilhas no terreno que descobrimos a aptidão dela para aventuras! rs Ela adorou a experiência e nós também! Na ida estava super ansiosa e afoita, mas no retorno da trilha já escolhia com cuidado os melhores caminhos e até indicava a direção correta!

Então seguem nossas dicas para você e seu amigo cão aproveitarem juntos suas próximas aventuras.

Dicas para seu cachorro começar a fazer trilhas:

  • Se o seu cachorro não costuma caminhar muito, precisa começar a caminhar distâncias maiores para ter preparo físico. Vá aumentando as distâncias e de preferência em locais com grama e terra e não somente asfalto.
  • Comece por trilhas mais curtas e fáceis para seu cachorro aprender a dinâmica e acostumar-se com o mato. E faça algumas pausas para descanso e de preferência com sombra.
Cachorro na Trilha parada para beber agua e descanso
Parada para beber água e descansar
  • Utilize a guia/coleira no início e vá treinando seu cachorro para andar aos poucos sem ela pois o mato tem uma infinidade de cheiros e coisas que vão instigar a curiosidade dele. E ele precisa obedecer ao seu chamado para não sair correndo por aí e perder-se.
  • Leve água para ele beber e hidratar-se também pois não é toda trilha que tem riachos ou quedas d’água disponíveis. E não se esqueça da ração. Como o esforço físico é maior, nós sempre levamos um pouco mais da porção que a Leica costuma comer sendo que antes da caminhada oferecemos uma porção menor para ela não ter problemas de digestão e depois da caminhada oferecemos o restante.
  • Cuidado para que ele não coma ou destrua a vegetação pois existem plantas tóxicas e assim como nós preservamos a vegetação e fauna, seu cachorro precisa fazer o mesmo.
Mochila para cachorro
Mochila para cachorro
  • Se encontrar riachos ou lagos não force o seu cachorro a entrar, entre primeiro você e deixe a critério dele segui-lo ou não. A Leica, por exemplo odeia água profundamente então ela só se aproxima para beber e fica esperando enquanto nós damos um mergulho rs
  • Há algumas mochilas especiais para cachorro. Pois é, seu cachorro pode ser um mochileiro também! rs Utilizamos essa mochila quando vamos acampar e assim a Leica leva a própria ração na mochila. A mochila é boa também para proteger o animal de galhos e arranhões quando a trilha é mais fechada. Tenha apenas cuidado com o peso da mochila pois seu cachorro não está acostumado, procure deixar o peso de ambos os lados equivalentes e não é todo animal que aceita andar com o acessório!

Recomendações:

  • Verifique com antecedência se a presença de cães é permitida no local onde você planeja fazer a trilha.
  • Confira se as vacinas estão em dia e se está no período de dar o vermífugo. É recomendado também aplicar um produto antipulgas e anticarrapatos pois geralmente o mato tem estes insetos. Avalie também conversar com o veterinário antes de fazer a trilha.
  • Utilize a coleira quando tiver pessoas desconhecidas na trilha. Seu cachorro pode ser o mais dócil e inofensivo mas há pessoas que têm medo. Essa é uma forma de respeito e garantia do controle do seu cachorro.
  • Leve saquinhos para colher as necessidades do seu cachorro e descarte numa lixeira adequada. Outra possibilidade é enterrá-las.

Esperamos que vocês aproveitem esta experiência juntos pois acalma, faz bem para a saúde e com certeza vai divertir muito ambos! rs

Galeria de imagens das nossas aventuras com a Leica:

Lu | Trilheiros.net

Blog para quem ama aventuras explorando novos lugares, curtindo a natureza e aproveitando a vida

8 comentários em “Cachorro na trilha: muita aventura com seu amigo de quatro patas

  • 12 de outubro de 2015 em 11:11
    Permalink

    Olá! Vcs podem indicar algumas trilhas ou caminhadas no RJ que posso levar cachorro de porte pequeno?
    Grata
    Marcia

    Resposta
    • 12 de outubro de 2015 em 11:50
      Permalink

      Olá Marcia! Tudo bem? Nós ainda não levamos a nossa cachorrinha Leica para fazer as trilha do Rio. Mas ela já foi para Paraty e Paraty Mirim conosco aonde dá para passear pelo centro da cidade e algumas praias. Já ouvi falar da trilha da Pedra Bonita que é um caminhada íngrime mas relativamente curta que dá para fazer com cães! Espero que ajude – Um abraço, Lu – Trilheiros.net

      Resposta
  • 11 de novembro de 2015 em 11:53
    Permalink

    oi! vocês conhecem alguma trilha legal por são paulo que dê para levar cães? (:
    alias, muito legal o post! valeu pelas dicas (;

    Resposta
  • 15 de julho de 2017 em 05:33
    Permalink

    Eu adoro fazer trilhas com meu cão. O problema é que são poucos os lugares em que os cães são permitidos. Onde posso achar alguma lista de trilhas para saber onde posso levá-lo? Estou em SP. Muito obrigada!

    Resposta
  • 11 de outubro de 2017 em 02:01
    Permalink

    olá, poderia indicar trilhas em MG, de preferencia próximas de BH, serra do cipó, etc… que eu possa levar meu cachorro ? gostaria muito de leva-lo para trilhas!!

    Resposta
    • 16 de outubro de 2017 em 20:31
      Permalink

      Olá Augusto! Em MG nós só levamos nossa cachorra para Gonçalves e Monte Verde pois são cidades mais próximas de onde estamos… Um abraço Lu

      Resposta

Deixe uma resposta