Expedição pelo maior cânion da América do Sul: Aparados da Serra – RS e SC, Brasil

Resumo: Aparados da Serra possui paredões imponentes compondo belíssimos cenários que levam você a refletir sobre a vida, a riqueza da natureza e a vastidão do universo. Confira aqui as paisagens incríveis durante a nossa Expedição Fotográfica pelo maior complexo de cânions da América do Sul

Por do sol em Aparados da Serra
Pôr do sol em Aparados da Serra – A parte superior dos cânions pertence à Cambará do Sul, RS e o vale pertence à Praia Grande, SC

Conhecemos Aparados da Serra por meio da parceria entre o nosso site Trilheiros.net, a Click Natureza, a agência Rota dos Canyons e a PhotonX com o objetivo de realizar uma Expedição Fotográfica e aprender na prática durante as trilhas algumas técnicas específicas de fotografia da natureza.

O resultado? Voltamos encantados por Aparados da Serra e com belas recordações deste lugar tanto em relação a viagem, como as pessoas que tivemos o prazer de conhecer e é claro trouxemos também muitas fotografias!

  • Local: Parque Nacional de Aparados da Serra e Parque da Serra Geral localizados nos municipios de Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC).
  • Sobre Aparados da Serra: maior conjunto de cânions da América do Sul com paredões verticais de até 900 m de altura que parecem ter sido “aparados” pois terminam abruptamente em campos de planalto. A vegetação constitui-se de mata atlântica, florestas de araucária e pampa gaúcho. Os parques de Aparados da Serra e Serra Geral também preservam diversas espécies de animais como papagaios-de-peito-roxo, jaguatirica, guaxinim e leão-baio. Essa é uma das regiões mais frias do Brasil com temperatura média anual de 16°C, mas as caminhadas nas trilhas costumam esquentar os turistas.
  • Sobre a Expedição Fotográfica: foram três dias de trilha explorando os cânions e capturar todos os seus encantos. Pudemos contemplar os cânions de diferentes ângulos: parte superior, inferior, vértices e mirantes. Conhecemos os cânions Itaimbezinho e Fortaleza além de uma variedade de cachoeiras com um bocado de aventura atravessando rios e presenciando muita beleza natural desde plantas específicas da região até nuvens de borboletas, aranhas e graxains do mato.
  • Itens essenciais: roupas de preferência que sequem rápido e calçado com solado aderente (pois em algumas trilhas é necessário atravessar rios), protetor solar, óculos e boné para proteção do sol, blusa de abrigo (pois durante a manhã e ao anoitecer a temperatura cai), água potável, lanches e seu kit de trilhas (confira aqui os itens básicos).
  • Data: 19-22/Março/2015

Como são muitas dicas e detalhes do nosso roteiro para esta viagem, dividimos o conteúdo em quatro partes. É só clicar nos links e acessá-los para conferir:

-> Quer conhecer Aparados da Serra? Confira nosso mural de eventos e veja a programação de trilhas disponíveis aqui.

Turma da Expedição Fotográfica a Aparados da Serra
Turma da Expedição Fotográfica em Aparados da Serra

Conheça um pouco sobre os profissionais que nos acompanharam:

Joffre Oliveira é fotógrafo de natureza com 30 anos de experiência nos mais diversos biomas brasileiros. Agrega conhecimentos relevantes para o bom planejamento de aventuras e expedições fotográficas como astronomia, cartografia e hábitos de animais. É uma referência deste tema no Brasil e acompanhou todos os nossos passeios compartilhando dicas práticas de fotografia. Responsável pela empresa Click Natureza com portfólio dedicado a natureza e realização de expedições fotográficas em diversos roteiros. Conheça mais sobre a empresa aqui.

Guilherme Mainieri é condutor de turismo de aventura com 10 anos de experiência em trilhas no Brasil e no exterior, com dedicação especial na região do Aparados da Serra. Foi nosso guia durante a viagem apresentando os detalhes das atrações, informações relevantes além de ter organizado com muito cuidado e atenção todo o nosso evento: traslados, refeições, estadia e passeios. Conheça mais sobre seu trabalho na agência de turismo Rota dos Canyons aqui.

Ruy Reis é editor de imagens com 13 anos de experiência trabalhando com tratamento de imagens e scanner em editoras e agências publicitárias com apreço pela fotografia esportiva e de natureza. Foi responsável pelo workshop que participamos sobre os aplicativos e softwares específicos para tratamento de imagens com dicas sobre as funcionalidades mais relevantes para a fotografia de natureza no Ligthroom e Photoshop. Conheça mais sobre o seu trabalho pela Photon X aqui.

Lu | Trilheiros.net

Blog para quem ama aventuras explorando novos lugares, curtindo a natureza e aproveitando a vida

Deixe uma resposta