Paz ou agito: escolha a sua praia na Ilha do Mel – PR, Brasil | Parte 1

Resumo: a Ilha do Mel reúne praias para todos os gostos, desde praias tranquilas e quase desertas até praias que fervem no agito principalmente à noite. Conheça esse clima rústico e delicioso cheio de paisagens incríveis para curtir com uma dose de aventura pois o principal meio de transporte são as trilhas.

  • Local: a Ilha do Mel faz parte do município de Paranaguá no Estado do Paraná – Brasil.
  • Duração: recomendamos pelo menos dois dias inteiros para conhecer as principais atrações da ilha.
  • Características: a Ilha do Mel tem cerca de 35km de perímetro e muitas praias sendo a maioria selvagens e cercadas por mata atlântica. O acesso à ilha é feito somente por barco e é proibida tração animal ou motor. Desta forma, o principal meio de transporte são as trilhas e os barcos. As trilhas têm dificuldade de fácil a moderada conforme o preparo físico do trilheiro. Quem não está acostumado a fazer exercícios com frequência vai sentir um pouco mais de dificuldade principalmente nas trilhas que são de subida a morros de terreno mais irregular. Duas vilas concentram as principais pousadas, campings e restaurantes que são a vila Encantadas e Nova Brasília.
  • Itens essenciais: roupas de preferência que sequem rápido para poder vesti-las depois de um mergulho no mar e partir para as trilhas, óculos de sol, protetor solar e boné pois as trilhas são bem abertas, água potável e o seu kit de trilhas (confira aqui os itens básicos) para as trilhas mais longas. Algumas trilhas têm o terreno irregular com buracos, pedras e subida a morros, a maioria das pessoas encaravam com chinelos de dedos mas vimos algumas escorregarem e levarem alguns arranhões por isso recomendamos o uso de um calçado fechado para proporcionar maior segurança. Você pode levar o seu chinelo na mochila na hora de curtir as praias. Um item essencial é a lanterna pois não há iluminação pública.
  • Data: Abril/2015
Trilhas na Ilha do Mel
Trilhas na Ilha do Mel – Paraná, Brasil | Trilheiros

Já conhecíamos a Ilha do Mel há muito tempo quando acampamos por lá num carnaval. Sempre tivemos vontade de voltar pois esse lugar é encantador. Até que surgiu a oportunidade de voltarmos no feriado de Páscoa. Foram três dias intensos mas ao mesmo tempo revigorantes e inspiradores com direito a muitas praias para relaxar e contemplar o por do sol e o luar e mais diversão à noite com música ao vivo e forró.

Confira a seguir o nosso roteiro e as principais atrações que conhecemos na Ilha do Mel:

DIA 1 – Trilha de Encantadas até Brasília

Saímos de São Paulo na quinta-feira à noite e chegamos no porto de Pontal do Sul pela manhã. Como fomos de ônibus aproveitamos para dormir e aproveitar melhor o feriado na Ilha do Mel.

Pegamos uma embarcação que nos deixou na Vila Encantadas aonde ficamos hospedados. Tomamos o café da manhã na pousada e já partimos ansiosos para as trilhas!

Vila Encantadas na Ilha do Mel
Vila Encantadas – Ilha do Mel, PR

Nosso objetivo era percorrer desde a Vila de Encantadas até Brasília passando pelas praias e conhecendo as atrações pelo caminho. A distância deste trajeto direto é de 4,8km e o tempo estimado de caminhada é de 2h30m. Nosso trajeto deste dia incluiu outras atrações durante o percurso dando um total de 10km e passamos o dia inteiro até o entardecer passeando e fotografando! rs

Nossa primeira parada foi a Gruta das Encantadas, a trilha é bem curta com menos de 1km de distância desde a Vila Encantadas e para facilitar o acesso construíram uma passarela até a sua entrada. A Gruta das Encantadas foi formada através da ação do mar sobre as rochas tornando-se um patrimônio natural da Ilha do Mel.

O Junior fez o planejamento da astrofotografia para a viagem e a idéia era voltar lá ao entardecer pois a lua nasceria e poderia ser vista bem de dentro da gruta.

Dentro da Gruta das Encantadas na Ilha do Mel
Vista de dentro da Gruta das Encantadas – Ilha do Mel, PR

A Praia do Mar de Fora é tranquila e fica entre a Gruta das Encantadas e o Morro da Cruz. Nesta praia, tem alguns quiosques e restaurantes que são conhecidos como Praça de Alimentação aonde tem forró e ferve de gente durante a noite.

Seguimos para o Morro da Cruz por uma trilha de aproximadamente 1,5km. No topo, tem a pequena Capela de São Francisco de Assis, uma cruz e uma vista bem bonita da Praia do Mar de Fora.

Praia do Mar de Fora vista do Morro da Cruz na Ilha do Mel
Praia do Mar de Fora vista do Morro da Cruz – Ilha do Mel, PR

Descemos do morro e em 15 minutos chegamos na Praia do Miguel que é deserta. Bom pelo menos não encontramos pessoas na praia nem quiosques pela região, somente a vegetação da mata atlântica e o mar.

O acesso para a Praia Grande foi feito atravessando as rochas ao final da Praia do Miguel. A Praia Grande é um das preferidas dos surfistas devido as ondas formadas pelo mar aberto. Esta praia já estava bem mais cheia de pessoas tomando sol e curtindo o mar! rs

De lá fomos para a Praia de Fora, uma pequena enseada cercada por dois morros sendo um deles o morro do Farol das Conchas. E seguimos rumo a Vila de Brasília para almoçar.

Praia de Fora na Ilha do Mel
Praia de Fora – Ilha do Mel, PR

A Vila de Brasília conta com uma infraestrutura com diversas opções de pousadas, restaurantes e bares. Escolhemos um dos restaurantes e almoçamos um belo peixe frito!

Depois do almoço fomos até a Praia do Istmo que é a parte mais estreita da Ilha do Mel e um lugar bem interessante. Antigamente era possível que a água atravessasse este ponto durante a maré alta, mas atualmente a largura deste estreito é maior. Mesmo assim em poucos metros é possível avistar o mar de ambos os lados.

Praia do Istmo Ilha do Mel
Praia do Istmo – Ilha do Mel, PR

Já era final da tarde e tínhamos que voltar para a Gruta das Encantadas para ver a lua nascer. Então decidimos voltar de barco desde Brasília até a Vila Encantadas (R$10/ pessoa). Até a embarcação sair ainda tivemos um tempinho para tomar um delicioso açaí na tigela na Vila de Brasília.

Chegamos na Vila Encantadas, deixamos as mochilas na pousada e partimos para a Gruta das Encantadas. Enquanto os meninos subiram um morro para fotografar o por do sol, eu e as meninas fomos dar um mergulho no mar.

Por do sol e Gruta das Encantadas Ilha do Mel
Por do sol e Gruta das Encantadas – Ilha do Mel, PR

Depois nós também subimos o morro para contemplar o por do sol e após alguns minutos para a nossa surpresa avistamos do outro lado do morro a lua nascendo no mar. Então descemos rapidamente e seguimos até a gruta.

E pudemos contemplar uma linda paisagem: o luar refletindo no mar com um céu multicolorido e ainda claro do dia de dentro da Gruta das Encantadas…

Anoitecer na Gruta das Encantadas na Ilha do Mel
Anoitecer na Gruta das Encantadas – Ilha do Mel, PR

Voltamos para a pousada, tomamos um banho e saímos para jantar. No pacote da viagem que contratamos já tinha o jantar incluso num restaurante beira mar que servia um buffet bem gosto com música ao vivo!

Depois do jantar fomos dar uma volta na vila e encontramos até uma hamburgueria que tocava blues ao vivo. Pedimos uma sobremesa e aproveitamos o som!

O sono começou a pesar então voltamos para descansar pois no dia seguinte teríamos outras trilhas para explorar!

[Leia mais sobre o restante do roteiro e as dicas da Ilha do Mel AQUI]

Galeria de Imagens:

Lu | Trilheiros.net

Blog para quem ama aventuras explorando novos lugares, curtindo a natureza e aproveitando a vida

Um comentário em “Paz ou agito: escolha a sua praia na Ilha do Mel – PR, Brasil | Parte 1

Deixe uma resposta