Comer, trilhar e amar em Monte Verde – MG, Brasil

Resumo: combinação perfeita de boa comida, trilhas para curtir a natureza  e um bom descanso num clima friozinho de serra aconchegante em Monte Verde.

  • Local: Monte Verde é um distrito de Camanducaia em Minas Gerais – Brasil (localizado na Serra da Mantiqueira, extremo sul de Minas Gerais e divisa com o estado de São Paulo).
  • Duração: para descansar e aproveitar os atrativos da cidade, recomendamos pelo menos 4 dias de estadia em Monte Verde.
  • Características: o clima em Monte Verde é bem semelhante à cidade paulista de Campos do Jordão mas com um frio mais rigoroso e quase predominante em todo o ano. No verão, a temperatura pode chegar a 5° C durante a noite e no período de junho a setembro ocorre uma das principais atrações da cidade quando a temperatura chega a ser negativa promovendo as geadas que cobrem as superfícies e deixam a paisagem ainda mais bonita fazendo a alegria dos turistas e rendendo ótimas fotografias durante o amanhecer. E é possível aproveitar essa beleza natural de diversas formas: fazendo trilhas e caminhadas ou andando de quadriciclos e até cavalos. E no final do dia, curtir um bom vinho ou chocolate quente numa lareira aconchegante!
  • Itens essenciais: blusa de frio e um casaco corta vento para a manhã ou o entardecer (nossa recomendação são os casacos anoraks próprios para o esporte outdoor pois são leves, respiráveis e impermeáveis) e calçado com solado aderente. Na época que viajamos, os dias eram bem quentes mas durante a noite esfriava muito, tivemos até que comprar uma blusa para reforçar o pijama do Jr! Monte Verde tem algumas trilhas bem curtinhas que dá para estacionar o carro e fazer uma trilha de menos de 1 hora para um mirante, por exemplo. Por este motivo, Monte Verde é uma boa opção para quem quer começar a fazer trilhas também.
  • Data: Agosto/2014.

As principais trilhas de Monte Verde são: o Pico Selado, a Pedra Redonda, a Pedra Partida, Platô e Chapéu do Bispo. É possível praticar esportes de aventura como escalada, rapel e arvorismo além das trilhas.

Passeio de cavalo em Monte Verde MG em Trilheiros
Passeio de cavalo em Monte Verde MG

Além do turismo de aventura, Monte Verde oferece artesanato local como geléias, queijos, licores, enfeites e sabonetes (dica: tem sabonetes artesanais bem diferentes, cheirosos e funcionais). Fora a comida típica mineira que é um atrativo a parte! Comemos muito bem desde o café da manhã, almoço, chá da tarde e até o jantar!

Estávamos de férias e com a família completa inclusive a Leica – que é nosso cachorro foi também conhecer Monte Verde – e somando a comida deliciosa com aquele frio de serra numa lareira aconchegante batia aquela vontade de ficar de bobeira, ler um livro ou assistir um filme debaixo do cobertor! rs

Lago nas trilhas de Monte Verde MG em Trilheiros
Lago nas trilhas de Monte Verde, MG

Então nos demos o direito de relaxar e só escolhemos uma trilha que aceita pets para o primeiro dia. Nos demais dias, não resistimos a tentação do ócio na lareira e só fizemos algumas trilhas que ficavam dentro da nossa pousada! A trilhas que escolhemos foi a Pedra Redonda:

Trilha da Pedra Redonda – Monte Verde, MG

Panorâmica da Pedra Redonda em Monte Verde MG
Panorâmica da Pedra Redonda em Monte Verde, MG

A trilha da Pedra Redonda é uma das mais visitadas por ter um acesso fácil e por sua vista recompensadora! Fica cerca de 3,5km do centro de Monte Verde, tem estacionamento e a entrada é gratuita.

A trilha é bem sinalizada e não precisa de guia. Pode ser feita por adultos, crianças e cachorros!

Apesar de ser curta (cerca de 900 metros), no final há uma subida mais íngrime e por este motivo a trilha é considerada de nível moderado para os visitantes em geral. Para quem faz trilhas ou caminhadas, não vai encontrar dificuldade.

No meio da trilha, há uma plataforma de madeira no qual já se encontra um belo visual para descansar um pouco e curtir a paisagem. E no topo da Pedra Redonda, encontra-se a divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo e é possível admirar uma das vistas mais privilegiadas da região.

Os Trilheiros no mirante da Pedra Redonda em Monte Verde MG
Os Trilheiros no mirante da Pedra Redonda em Monte Verde, MG

A Pedra Redonda tem aproximadamente 1.950 metros de altitude e oferece um espetáculo para quem tiver disposição para ver um belo por do sol ou um amanhecer acima das nuvens.

Dicas:

  • Quando ir: Monte Verde oferece atrações durante todo o ano, mas é muito procurado como destino romântico de inverno.
  • O que comer: o centro da cidade reúne inúmeros restaurantes, cafés e lojas que oferecem as comidas típicas mineiras como o tutu, feijão tropeiro, o pão de queijo, compotas doces e licores. Tem fábrica de chocolate também! E como o frio pede, vários restaurantes oferecem fondues e sopas deliciosas!
  • Aonde ficar: há diversas opções de hotéis e pousadas próximos ao centro ou em regiões mais afastadas mas em meio a uma natureza exuberante! Nós escolhemos ficar num chalé mais afastado pois tinha um terreno bem gostoso com trilhas, riachos e um lago para a Leica se esbaldar! Até banho de cachoeira ela tomou! rs.
  • Links de interesse: segue o link do Monte Verde Online um portal da região com um resumo das outras trilhas disponíveis.

Galeria de Imagens [clique na foto para aumentar]

Lu | Trilheiros.net

Blog para quem ama aventuras explorando novos lugares, curtindo a natureza e aproveitando a vida

2 comentários em “Comer, trilhar e amar em Monte Verde – MG, Brasil

  • 6 de maio de 2015 em 19:45
    Permalink

    Boa noite…
    Gostaria de saber aonde vcs se hospedaram em monte verde. Achei lindas as fotos.
    No aguardo.
    Obrigada

    Resposta
    • 7 de maio de 2015 em 09:26
      Permalink

      Olá Kamila! O lugar é bem bonito mesmo! Ficamos hospedados no Fazenda Hotel Itapuá.

      Resposta

Deixe uma resposta