Aventura, cultura e gastronomia em Santa Rita de Jacutinga – MG, Brasil | Parte 1

Resumo: a cidade Santa Rita de Jacutinga começa a ser descoberta pelos fãs do turismo rural e da aventura reunindo  atrativos para todos os gostos desde cachoeiras e belas paisagens para o descanso, boa gastronomia, fazendas com acervos históricos até a prática de esportes radicais.

  • Local: o município de Santa Rita de Jacutinga está localizado ao sul do Estado de Minas Gerais – Brasil (a cerca de 370km de Belo Horizonte, 180km da cidade do Rio de Janeiro e 370km da cidade de São Paulo).
  • Duração: recomendamos pelo menos um final de semana para conhecer a cidade, mas há muitos atrativos para quem puder ficar mais tempo.
  • Características: o terreno de Santa Rita de Jacutinga possui muitos morros, declives e riachos propícios para cachoeiras, há no município 72 cachoeiras cadastradas que viram palco dos esportes de aventura como o trekking, rafting, rapel e bóia cross. A temperatura média anual é em torno de 20°C com invernos secos e frios e verões chuvosos com temperaturas amenas. Há trilhas com dificuldades variadas para o trekking e mountain bike. O turismo rural é outro destaque do município que proporciona um contato direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, como por exemplo os almoços rurais que oferecem refeições caseiras de alimentos produzidos na própria região num ambiente bem familiar. Outro atrativo são as fazendas com grande valor cultural e histórico que remontam ao tempo da escravidão e do café.
  • Itens essenciais: blusa de frio para a manhã e à noite quando as temperaturas são mais baixas (nossa recomendação são as blusas de fleece pois são leves e os casacos anoraks próprios para o esporte outdoor pois são leves, respiráveis e impermeáveis) e calçado com solado aderente pois há trilhas com pedras que são mais escorregadias principalmente nas cachoeiras. Para as trilhas mais longas, recomendamos levar o kit completo de trilhas (confira os itens básicos AQUI.)
  • Data: Maio/2015.
Santa Rita de Jacutinga MG
Santa Rita de Jacutinga, MG | Trilheiros

Tivemos um final de semana intenso para conhecer um pouco dos principais atrativos de Santa Rita de Jacutinga e ficamos encantados com a variedade e a riqueza de experiências que esta cidade pode oferecer.

Quer conhecer a cidade também? Confira AQUI alguns pacotes especiais que nosso blog fechou para você!

DIA 1 – Trilheiros em Santa Rita de Jacutinga, MG

Chegamos em Santa Rita de Jacutinga numa sexta-feira à noite e ficamos hospedados na Pousada O Meu Canto que fica na vila da cidade. Além da hospitalidade contamos com a comodidade de acesso à agência de passeios que está ao lado da pousada e oferece diversos atrativos comandados pelo Gil Cunha, proprietário da pousada e guia também.

Passeios da Ilha Parque Aventuras em Santa Rita de Jacutinga
Passeios da Ilha Parque Aventuras em Santa Rita de Jacutinga

No sábado acordamos com tranquilidade e tomamos um delicioso café da manhã mineiro com direito a pão de queijo e doce de leite! A área do café fica num terraço aberto de frente para a cidade e enquanto comíamos avistamos um grupo de tucanos voando pelos coqueiros.

E às 10h da manhã começamos os passeios, a primeira parada era a Cachoeira do Boqueirão.

Cachoeiras em Santa Rita de Jacutinga

Estrada para a Cachoeira do Boqueirao Santa Rita de Jacutinga
Estrada para a Cachoeira do Boqueirão em Santa Rita de Jacutinga, MG | Trilheiros

A Cachoeira do Boqueirão fica a cerca de 30 minutos de carro por um estrada de terra a partir da vila de Santa Rita de Jacutinga (não é necessário veículo 4×4). Estacionamos nosso carro no Arraial do Cruzeiro para conhecer este pacato povoado e aproveitar o tempo perfeito para já começar a caminhada.

A trilha até a Cachoeira do Boqueirão é tranquila e dentro de uma propriedade privada inclusive encontramos algumas vacas pastando logo após a porteira! rs

São cerca de 3km até a cachoeira passando por piscinas naturais e serpenteando o rio Pirapetinga com diversas quedas d’água. No começo a trilha é bem aberta com vista dos montes ao nosso redor e no trecho final a vegetação torna-se mais fechada até avistar uma parte da cachoeira por entre as árvores.

Trilheiro Jr e Gil na Trilha do Boqueirao em Santa Rita de Jacutinga
Trilheiro Jr e Gil na Trilha do Boqueirão em Santa Rita de Jacutinga, MG | Trilheiros

Ao final da trilha, chegamos numas rochas e encontramos  uma paisagem bem inusitada e impressionante: de um lado está a Cachoeira do Boqueirão e do outro lado está uma bela piscina natural que nasce do meio de enormes paredões rochosos de cânions.

Panoramica da Cachoeira e Canion do Boqueirao em Santa Rita de Jacutinga
Panorâmica da Cachoeira e Cânion do Boqueirão em Santa Rita de Jacutinga, MG | Trilheiros

O Gil e o Jr pularam na piscina de águas geladas e nadaram por entre os cânions até encontrar outra queda d’água. A paisagem é incrível (aguardem o vídeo que logo mais publicaremos no nosso Canal do YouTube).

Cachoeira e Canion do Boqueirao em Santa Rita de Jacutinga
Cachoeira e Cânion do Boqueirão em Santa Rita de Jacutinga, MG | Trilheiros

No retorno da trilha, passamos pela Cachoeira dos Meireles atravessando rochas com desenhos em ondas das passagens das águas que formam pequenas piscinas naturais nas fissuras. Eu não resisti e fui aproveitar a cachoeira para relaxar as pernas numa dessas piscinas.

Cachoeira do Meireles em Santa Rita de Jacutinga
Cachoeira do Meireles em Santa Rita de Jacutinga, MG | Trilheiros

O Gil já tinha reservado um local especial para o nosso almoço. Então partimos ansiosos para a próxima atração!

Almoço rural em Santa Rita de Jacutinga

Já era tarde para os padrões de almoço na região, mas o restaurante estava aberto e a nossa espera. Tivemos um banquete exclusivo no Restaurante da Dona Tereza que é uma senhora muito simpática que prepara um delicioso almoço rural com produtos do seu quintal!

almoco rural restaurante tereza santa rita de jacutinga
Almoço rural no restaurante da Dona Tereza em Santa Rita de Jacutinga, MG | Trilheiros

Assim que chegamos já provamos a cachaça para abrir o apetite (como se precisasse rs) e depois comemos um pouco de tudo: torresmo, tutu, farofa, pernil, linguiça, salada, refogados enfim… tudo muito gostoso e caseiro feito no fogão a lenha (dá água na boca só de lembrar).

Conhecemos também uma especialidade da casa: a limonada com couve feita na hora!

Para fechar o banquete, doces artesanais e café coado. Destaque para a paçoca com doce de leite misturado! A paçoca é batida no pilão pela D. Tereza e fica bem diferente e mais saborosa que as industriais. Repetimos algumas vezes rs

pacoca com doce de leite caseiros almoco rural restaurante dona tereza santa rita de jacutinga
Paçoca com doce de leite caseiros no almoço rural servido no restaurante da Dona Tereza em Santa Rita de Jacutinga, MG | Trilheiros

Depois desse banquete, até bateu aquela preguiça e vontade de ficar de papo para o ar numa das redes do jardim do Restaurante da D. Tereza mas também estávamos curiosos para conhecer a vila de Santa Rita de Jacutinga, nossa próxima parada.

City tour em Santa Rita de Jacutinga

Voltamos para a Vila de Santa Rita de Jacutinga e conhecemos uma antiga estação de trem que atualmente está desativada e mantém lojas de artesanato e bares. De lá partimos para conhecer a capela da Nossa Senhora do Monte Calvário.

Subida para a Capela da Nossa Senhora do Monte Calvario e a vista da cidade de Santa Rita de Jacutinga
Subida para a Capela da Nossa Senhora do Monte Calvário e a vista da cidade de Santa Rita de Jacutinga, MG | Trilheiros

A capela fica no alto de um morro com uma subida bem íngrime de 1km de distância passando por 12 pequenos santuários que contam a história do Calvário de Cristo.

Chegamos na Capela da Nossa Senhora do Monte Calvário e contemplamos um lindo panorama da cidade aos nossos pés entre montanhas da Serra da Mantiqueira. A capela fica numa posição privilegiada como se guardasse a cidade até durante a noite a sua cruz iluminada pode ser vista desde a vila.

Capela da Nossa Senhora do Monte Calvario e a Vila de Santa Rita de Jacutinga MG
Capela da Nossa Senhora do Monte Calvário e a Vila de Santa Rita de Jacutinga, MG | Trilheiros

Festa da Padroeira de Santa Rita de Jacutinga

Maio é um mês de festa em Santa Rita de Jacutinga pois é o aniversário da cidade e também a data da tradicional festa da Padroeira Santa Rita de Cássia. Como disseram que a festa iniciava os principais atrativos a partir das 21horas, nós aproveitamos para tirar um cochilo e fazer um esquenta na nossa Pousada O Meu Canto que possui um barzinho bem gostoso na piscina.

A festa ocorre em frente a igreja matriz com diversos quiosques de brincadeiras, jogos e comidas. Jantamos por lá, brincamos de tiro ao alvo e ainda arrematamos no leilão um rocambole de doce de leite sensacional!

Trilheiro Jr e o rocambole de doce de leite arrematado na festa de Santa Rita de Jacutinga
Jr com o rocambole de doce de leite arrematado na festa de Santa Rita de Jacutinga, MG | Trilheiros

Durante a festa, uma orquestra da cidade que tocava no coreto da praça passou a percorrer as ruas da vila enchendo o ambiente com música e alegria.

Quer conhecer a cidade também? Confira AQUI alguns pacotes especiais que nosso blog fechou para você!

[Leia mais sobre o restante do roteiro e as dicas de Santa Rita de Jacutinga AQUI]

Galeria de Imagens de Santa Rita de Jacutinga  [clique na foto para aumentar]

Lu | Trilheiros.net

Blog para quem ama aventuras explorando novos lugares, curtindo a natureza e aproveitando a vida

4 comentários em “Aventura, cultura e gastronomia em Santa Rita de Jacutinga – MG, Brasil | Parte 1

  • 20 de agosto de 2015 em 15:55
    Permalink

    Muito bom o relato de vocês. Parabéns!
    Vocês não fizeram o rapel?
    Qual o valor???

    Abraços!

    Resposta
  • 12 de julho de 2016 em 15:35
    Permalink

    Boa t6arde achei o local maravilhoso, mas há como chegar lá sainda de ônibus de são paulo?

    Resposta
    • 13 de julho de 2016 em 22:27
      Permalink

      Olá Elson! Sim o lugar é incrível e oferece atrações para todos os gostos! Infelizmente eu não sei te responder pois fomos de carro. Mas se tiver interesse em ir pra lá, pode encaminhar um e-mail para o Gil da Pousada O Meu Canto e da agência Ilha Parque Aventuras que é uma referência do turismo de Santa Rita de Jacutinga e poderá te ajudar: pousadaomeucanto@yahoo.com.br

      Resposta

Deixe uma resposta