Ilha do Cardoso é um dos melhores roteiros ecológicos do mundo – SP, Brasil

Conheça a Ilha do Cardoso que é considerada um dos melhores roteiros ecológicos do mundo e foi o nosso destino de carnaval para fugir (um pouco) do agito e curtir a natureza.

O Parque Estadual da Ilha do Cardoso é um dos últimos remanescentes de mata atlântica intocada e está localizado no município de Cananéia eleita pela revista americana “Condé Nast Traveler” como o melhor roteiro ecológico do mundo.

É um lugar perfeito para quem busca isolamento e contato direto com a natureza por meio de praias desertas, cachoeiras, piscinas naturais, mangues, dunas e trilhas de mata preservada.

Praia Marujá na Ilha do Cardoso | Trilheiros

Ilha do Cardoso – SP, Brasil

• Local: o Parque Estadual Ilha do Cardoso está localizado no extremo sul do litoral de São Paulo, no município de Cananéia.
  • Duração: para quem está mais próximo dá para passar um final de semana ou passar mais dias para curtir todos atrativos da região.
  • Características: o Parque Estadual Ilha do Cardoso preserva uma das maiores áreas contínuas de floresta primária preservada do Estado de São Paulo. Existem seis comunidades caiçaras no Parque, totalizando 465 moradores com forte influência da cultura indígena e que desenvolveram um apurado conhecimento da natureza tendo como principal fonte de subsistência a pesca e o turismo.
  • Itens essenciais: kit completo de trilhas (confira os itens básicos de trekking AQUI) e de camping (confira os itens básicos de camping AQUI). Leve protetor solar, repelente, boné, toalha e lanterna para se locomover à noite pois as trilhas não tem iluminação. E leve dinheiro pois não há banco e a maioria dos estabelecimentos não aceita cartão. Procure levar lanches também pois as praias não tem quiosques nem cadeira e guarda-sol. Tudo é roots rs o que precisar, é melhor levar de casa pois não há mercados.
  • Data: Fevereiro/2016.

Começamos nossa busca por uma viagem de carnaval com três objetivos: fugir do trânsito e curtir a natureza gastando pouco rs

Restaram poucas opções que preenchiam esses requisitos mas a Ilha do Cardoso surgiu como uma luz no fim do túnel para a nossa alegria!

Trilha de acesso as praias da Ilha do Cardoso | Trilheiros

Saímos de SP no sábado pela manhã e em pouco mais de quatro horas (tempo muito bom considerando o feriado de carnaval e a lentidão da Serra do Cafezal na Régis Bittencourt com poucas faixas e muitos caminhões) até Cananéia.

Deixamos nosso carro num “estacionamento” aberto (era um terreno aonde vários ônibus e carros estacionavam) sem custo! E pegamos uma lancha no píer de Cananéia até a Ilha do Cardoso. Dá para ir de escuna também (R$40/pessoa), mas por R$60/pessoa levamos 50 minutos em vez de 3 horas para chegar lá.

Lancha desde Cananéia para Ilha do Cardoso | Trilheiros

O trajeto é bem bonito em meio aos canais cercados de mangue e mata nativa com muitas aves multicoloridas rodeando o céu.

Ficamos hospedados na casa de um morador que fechou o aluguel para o nosso grupo na Vila Marujá, a vila com mais estrutura na ilha com opções de bares e restaurantes. Não achamos nenhuma pousada com hospedagem só para casal pois a maioria oferece quartos para 4 ou 6 pessoas então preferimos dividir uma casa!

Chegando na Vila Marujá na Ilha do Cardoso | Trilheiros

E não se iludam, a estrutura que tem lá conta com pequenas pousadas, campings e alguns restaurantes caiçaras. Não tem energia elétrica e nem sinal de celular. Alguns lugares têm geradores ou usam energia solar, quem precisar de telefone tem um acesso disponível num dos píer. Mas a energia do lugar vale a pena a aventura!

Ilha do Cardoso com Trilheiros na praia Maruja

Durante o dia, o pessoal aproveita as praias desertas ou as trilhas até as cachoeiras e piscinas naturais. No por do sol, dá para estender uma toalha na grama debaixo das árvores para curtir os últimos raios de sol e à noite rola um forró bem animado ou um luau na praia com um céu de deslumbrar qualquer um.

Ilha do Cardoso no amanhecer | Trilheiros

A comida é outra atração a parte e tem para todos os bolsos e gostos: algumas pousadas e restaurantes oferecem café da manhã (R$15/pessoa) mas só abrem depois das 9h – alguns passeios saem às 8h da manhã então quem for precisa providenciar o café da manhã e lanches de trilha no dia anterior. Para as refeições há lanches (pastel a R$5, bauru a R$11 e temaki a R$13 – provem o temaki caiçara com robalo surpreendentemente delicioso) e refeições com pratos feitos e peixes fresquinhos que variam de R$20 a 30/pessoa. Tem pão caseiro também, mas não encontramos nenhum lugar que vendesse margarina, manteiga ou frios! Só tinha geléia… A porção de isca de peixe variava de R$25 a R$35. Então fica a dica, pesquisem os preços! E quem puder levar comida para os lanches vale a pena pois não tem mercadinho rs E todos os lugares só aceitam dinheiro.

Ah e tem a Cataia que é uma bebida tradicional da região. É uma cachaça envelhecida com folhas de cataia que dão um toque especial para a bebida. As caipirinhas de cataia são muito boas!

Costão do Marujá na Ilha do Cardoso | Trilheiros

Em relação aos passeios, só caminhamos na praia Marujá e fomos até o mirante no rochedo com uma bela vista da praia pois o calor (não foi o forró da madrugada rs) deixou a gente bem preguiçoso. Mas dá para alugar bicicleta, fazer trilha e pegar barcos para algumas atrações. Tem um resumo abaixo para quem for e no Centro de Visitantes que fica na vila Marujá há passeios para as Piscinas da Lage e a Cachoeira Grande.

Atrações da Ilha do Cardoso | Trilheiros

Para quem for no carnaval como a gente, tem bloquinhos e festas a fantasia no final do dia pois a noite o que rola mesmo é só forró!

Bloquinho de Carnaval na Ilha do Cardoso | Trilheiros

Dicas

• Como chegar: para chegar até a Ilha do Cardoso, Vila de Marujá, onde ficam as hospedagens, deixe o carro em Cananeia e vá de barco, lancha ou balsa.
  • Aonde ficar: Vila de Marujá, onde ficam as hospedagens: http://www.maruja.org.br

Galeria de Imagens da Ilha do Cardoso [clique para aumentar]

Lu | Trilheiros.net

Blog para quem ama aventuras explorando novos lugares, curtindo a natureza e aproveitando a vida

2 comentários em “Ilha do Cardoso é um dos melhores roteiros ecológicos do mundo – SP, Brasil

• 21 de dezembro de 2016 em 16:49
    Permalink

Ola, já estive no Marujá em 1998, e na época levamos até nosso cachorro para acampar conosco, que se misturou com os vários cachorros da ilha. Minha pergunta seria, vocês sabem se hoje em dia é possível levar cachorros para lá?!

Resposta
    • 21 de dezembro de 2016 em 21:31
      Permalink

Olá Rodrigo! Que legal! Sempre que possível, levamos a nossa cachorrinha nas viagens e aventuras. Mas é proibida a entrada de cachorros na Ilha do Cardoso. Pegamos essa informação quando cogitamos leva-la. Abs Lu – Trilheiros.net