Pico do Tira Chapéu – SP, Brasil

O Pico do Tira Chapéu é uma montanha de paisagem impressionante que pode proporcionar uma boa experiência do montanhismo num final de semana.

Pico do Tira Chapéu – SP, Brasil

  • Local: o Pico do Tira Chapéu fica em São José do Barreiro, São Paulo.
  • Duração: dá para fazer um bate e volta até o Pico do Tira Chapéu ou passar uma noite em acampamento selvagem para curtir as estrelas e o amanhecer em meio as nuvens.
  • Características: localizado na Serra da Bocaina, o Pico do Tira Chapéu tem 2.088 metros de altitude. A trilha tem aproximadamente 6km. A dificuldade é intermediária devido a subida mas não tem escalaminhada. O clima típico da serra é frio e com sol forte durante o dia que deixa a relva rasteira dos morros dourada. Na paisagem também há muitas montanhas da Serra da Mantiqueira no horizonte e o Vale do Paraíba ao redor.
  • Itens essenciais: kit completo de trilhas (confira os itens básicos de trekking AQUI). Agasalho é essencial e anorak é recomendável para o vento e chuvas eventuais. Levar comida e água. Para quem for acampar, tem um resumo dos itens básicos AQUI.
  • Data: Maio/2016.
Panorâmica no Pico do Tira Chapéu blog trilheiros
Panorâmica no Pico do Tira Chapéu blog trilheiros

Saímos de SP Capital no sábado pela manhã para São José do Barreiro. Chegamos na pousada Lageado aonde dá para pedir dicas até o Marcinho, um morador local que fica no pé da trilha e que disponibiliza gentilmente um espaço no seu terreno aonde deixamos nosso carro estacionado.

Iniciamos a trilha às 13h num trecho de estrada de terra até chegar num bosque. Saindo do bosque tem uma trilha bem demarcada com subida que vai dar no topo de alguns morros.

Aproveitamos para tirar algumas fotos, infelizmente o tempo estava parcialmente nublado então a paisagem estava escondida atrás das nuvens.

Caminhamos até chegar numa mata que ao final tem uma cerca com subida bem íngreme. Acompanhamos a cerca até o final aonde é possível avistar a cruz do Pico do Tira Chapéu.

Chegamos lá em menos de duas horas e meia caminhando com calma e com direito a parada para lanchinho. E o nosso almoço estava programado para acontecer lá no Pico. Procuramos a melhor área e levantamos acampamento bem perto da cruz numa região mais protegida pela vegetação.

Acampamento no Pico do Tira Chapéu blog trilheiros
Acampamento no Pico do Tira Chapéu blog trilheiros

Almoçamos lanche e bolo com chá para esquentar. Sentamos numa pedra bem grande que tinha por lá para contemplar a vista: muitas nuvens que passavam lambendo a montanha junto com o vento.

Mar de nuvens no Pico do Tira Chapéu blog trilheiros
Mar de nuvens no Pico do Tira Chapéu blog trilheiros

Começou a escurecer e a expectativa era fotografar as estrelas que iam surgir assim que o sol baixasse. Aproveitamos os últimos raios de sol tomando mais chá.

Infelizmente a noite também estava encoberta… ficamos alguns minutos esperando uma trégua das nuvens. Só conseguimos avistar as estrelas numa janela que abriu no céu por poucos minutos.

Pico do Tira Chapéu blog trilheiros
Pico do Tira Chapéu blog trilheiros

Então preparamos nosso jantar (a gente come bastante nas trilhas rs): estrogonofe liofilizado da LioFoods. Bem gostoso! Dormimos cedo. Eu como sempre capotei, o Jr dormiu mais ou menos rs

Na manhã seguinte, o Jr acordou primeiro e saiu da barraca para ver como estava o nascer do sol. Em poucos minutos voltou correndo e acordou todo mundo dizendo que valia a pena levantar!

Nascer do sol no Pico do Tira Chapéu blog trilheiros
Nascer do sol no Pico do Tira Chapéu blog trilheiros

Coloquei a anorak e saí da barraca meio sonolenta. Sentir o ar frio nas bochechas e ver o céu começando a clarear… um novo dia nas montanhas. Uma das melhores sensações da vida!

Ficamos todos enfileirados até o sol surgir no horizonte. Estava a maior friaca e era uma delícia sentir os primeiros raios de sol esquentando o rosto.

Daí percebemos que o céu estava bem limpo e conseguimos ver o Vale do Paraíba coberto por um mar de nuvens e lá longe os grandes picos da Serra da Mantiqueira: Marins, Itaguaré, Serra Fina e o Itatiaia. Uma paisagem inspiradora… Pedi para o Jr tirar uma foto panorâmica porque queria enquadrar esse momento e contemplar essas montanhas de casa!

Mantiqueira no Pico do Tira Chapéu blog trilheiros
Mantiqueira no Pico do Tira Chapéu blog trilheiros

Tomamos nosso café da manhã bem reforçado com granola, leite em pó, café e lanche! 🙂

Admiramos mais um pouco a paisagem e começamos a arrumar nossas coisas para voltar. Na trilha de retorno, a relva que cobre o morro estava dourada com os raios de sol e lembrou o famoso Capim Amarelo da Serra Fina. E os picos da Serra da Mantiqueira nos acompanharam durante a caminhada.

Pico do Tira Chapéu blog trilheiros
Pico do Tira Chapéu blog trilheiros

Chegamos no carro e partimos para a Casa de Pedra, um ponto turístico da cidade de São José do Barreiro.

Casa de Pedra São José do Barreiro blog trilheiros
Casa de Pedra São José do Barreiro blog trilheiros

Parada para algumas fotos e retornamos para São Paulo depois de um final de semana delicioso na montanha.

Dicas

  • Quando ir: a alta temporada é no inverno quando chove menos e o clima seco permite um visual mais limpo do alto das montanhas e ótimas trilhas.
  • Aonde ficar: nós ficamos hospedados na montanha mesmo! rs Quem nunca acampou, indicamos o curso de Trekking da Kalapalo com uma noite de acampamento selvagem.

 

Lu | Trilheiros.net

Blog para quem ama aventuras explorando novos lugares, curtindo a natureza e aproveitando a vida

Deixe uma resposta