Acampamento no Pico Paraná – PR, Brasil

O Pico Paraná é a montanha mais alta da região sul brasileira e foi nosso destino para acampar e passar o final de semana com os amigos.

  • Local: o Pico Paraná está entre os municípios de Antonina e Campina Grande do Sul, a cerca de 60 km de Curitiba, Paraná – Brasil.
  • Duração: dois dias de trilha com uma noite em acampamento selvagem.
  • Características: o Pico Paraná tem 1.877 metros de altitude é a montanha mais alta da Região Sul do Brasil. A formação rochosa da cadeia de montanhas tem acesso para o pico Caratuva e Itapiroca com seu ponto culminante no Pico Paraná, o ponto mais alto. A trilha tem vales, campos de altitude com vegetação de caratuvas, panorâmico para as montanhas da região da serra, visual da cidade de Morretes e Antonina entre outros atrativos além de ser uma trilha com desafio de resistência e alguns trechos de escalaminhada.
  • Itens essenciais: kit completo de trilhas (confira os itens básicos de trekking AQUI). Agasalho é essencial e anorak é recomendável para o vento e chuvas eventuais. Levar comida. Há alguns pontos de água potável disponível, mas lemos algumas indicações que não recomendam então levamos toda água necessária. E o kit para acampar, tem um resumo dos itens básicos AQUI.
  • Data: Novembro/2017.
Pico Paraná | Trilheiros.net

Acampamento no Pico Paraná – PR, Brasil

Com as dicas do nosso amigo Dom, fundador da Trekkers, planejamos nossa aventura para um final de semana outdoor.

Chegamos na sexta-feira à noite na Fazenda Rio das Pedras aonde ficamos hospedados nos chalés. Na manhã seguinte, fizemos nosso café da manhã no próprio chalé e partimos para a trilha às 8h da manhã.

O Pico Paraná é uma montanha ícone para os montanhistas paranaenses e é freqüentado por dezenas de pessoas durante o final de semana. Portanto para quem quiser acampar por lá, sugerimos começar a trilha cedo para garantir um espaço na montanha. O Acampamento 1 e o Acampamento 2 acomodam de 6 a 10 barracas cada um. E no cume cabem cerca de 3 barracas.

Pico Paraná | Trilheiros.net

Acompanhamos durante toda a semana a previsão do tempo no Pico Paraná. Gostamos de usar o site Meteoblue. Quase todos os dias anteriores foram chuvosos. Mas a previsão do final de semana contemplava apenas uma garoa durante a manhã do sábado e depois o tempo abriria. Dito e feito, em menos de meia hora de trilha, a garoa apareceu. Pelo menos ficamos confiantes e na esperança do tempo melhorar.

A trilha tem cerca de 7km  mas é preciso ter bom preparo físico e espírito de aventura. Há alguns trechos com cordas e ferratas para ajudar na escalaminhada. Atenção e determinação são importantes para a segurança durante todo o trajeto.

O tempo médio para chegar ao cume é geralmente de 6 a 8 horas pois exige cuidado. Além dos trechos de escalaminhada, a trilha pela mata fechada parece que não rende com galhos, troncos e pedras para desbravar. Como tinha chovido bastante, encontramos também muito barro pelo caminho.

Fizemos uma parada para lanche e almoço. Há dois riozinhos no trajeto para pegar água (recomendamos tratar antes de beber – na foto do mapa tem a descrição dos pontos de água).

Todo nosso esforço foi recompensado pelas belas paisagens da trilha. Decidimos montar acampamento no Acampamento 2. Além de espaço, possui uma vista bonita. E a promessa do tempo foi cumprida: curtimos um lindo por do sol da montanha. Após o por do sol, cozinhamos o nosso jantar e adormecemos sob o céu estrelado.

Pico Paraná | Trilheiros.net

No dia seguinte, acordamos e levantamos para fazer o ataque ao cume. Em cerca de 1 hora, admiramos a maravilhosa vista da serra do mar, a mata Atlântica, o litoral paranaense e até a cidade de Curitiba!

Voltamos para o Acampamento 2, tomamos nosso café da manhã e seguimos de volta para São Paulo. E assim terminou nosso final de semana, cheios de lama até o queixo mas de alma lavada! 🙂

Pico Paraná | Trilheiros.net

Lu | Trilheiros.net

Blog para quem ama aventuras explorando novos lugares, curtindo a natureza e aproveitando a vida

Deixe uma resposta